Data publicação: 26 de dezembro de 2016
compartilhe:

O Natal de 2016 foi marcado por vendas mais fracas no comércio brasileiro. A queda foi de 4,8% nas vendas durante a semana que antecede a data, na comparação com o ano passado, segundo pesquisa divulgada pela FecomercioSP com dados da Boa Vista SCPC.

A FecomercioSP ressalva que a pesquisa contempla todos os setores varejistas, incluindo os que não são diretamente relacionados ao Natal (como concessionárias de veículos, móveis e decoração e material de construção). Isso pode ter puxado para baixo o resultado geral do comércio neste Natal.

Outra pesquisa aponta ainda que houve recuo nas vendas a prazo, indicando que os consumidores optaram por presentes mais baratos e pagos à vista. Segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas a prazo tiveram queda de 1,46%, no terceiro ano seguido de recuo das compras parceladas de presentes.

G1