O espetáculo mais esperado no último dia do ano é o show de luzes e cores dos fogos de artifícios. Lindo, não?! Mas os pets não ‘pensam’ o mesmo, já que o barulho para eles é ensurdecedor. É que os animais têm uma audição muito aguçada, por isso ficam tão desconfortáveis com o som das explosões. Isso é tão sério que eles podem até se machucar nessa hora.
A primeira dica é acomodar seu pet em um lugar onde ele se sinta protegido, de preferência longe do som das explosões. O local deve ter água, comida e alguns brinquedos. Se você não for ficar com ele na hora da virada, o ideal é que passe um tempo com ele nesse local, converse com seu pet e faça carinho nele até se afastar.
No caso dos gatos, que costumam fazer escalada para se esconder, subindo em móveis e até pelas paredes para tentar fugir, a sugestão é acomodá-los numa caixa de transporte. E, para que o animal fique mais confortável com a situação, é aconselhável que elas já tenham sido usadas pelos bichinhos, assim vão reconhecer o local como um ambiente familiar e seguro.
Jornal O Dia