Moradores de São José de Ubá estão incomodados com um terreno na localidade de Campo Grande, zona rural do município. O local, que funcionava uma usina de reciclagem, se transformou em um lixão a céu aberto. O acúmulo do lixo tem atraído animais causadores de doenças. Urubus, cães e vários insetos estão habitando no espaço composto por milhares de sacolas, pneus e capacetes velhos, latas, plásticos, papéis e outros.
Nossa equipe de reportagem esteve na cidade para entender a situação. De acordo com moradores, o problema começou há cerca de três meses. Em vários pontos da cidade é possível ver lixos espalhados, causando descontentamento da população. Atualmente, apenas um caminhão e uma equipe reduzida de funcionários da prefeitura realizam coletas nas principais ruas da área central; já a zona rural não conta com os serviços.
O morador João Batista de Jesus, de 57 anos, que trabalhou na separação de resíduo, é um profundo conhecedor do problema. De acordo com João Batista, o local do lixão era extremamente limpo. Inclusive, refeições, comemorações e festas eram realizadas frequentemente na área.
– Aqui era uma coisa linda. Era nossa casa. Você podia chegar tomar água, fazer a refeição, andar pelo pátio. Os cachorros eram bem tratados, todos gordos e bonitos. Parecia um lugar de acampamento. Comemoramos ali vários aniversários. Por causa de uma péssima administração tudo veio a perder, mas acredito que em breve o problema será solucionado pela atual administração – finalizou.
Fonte: Diário do noroeste