Data publicação: 05 de novembro de 2016
compartilhe:

O presidente da República, Michel Temer, afirmou em entrevista à jornalista Mariana Godoy, da Rede TV, que o "mal-estar" da população com a classe política pode explicar o alto número de abstenções, votos brancos e nulos na eleição municipal deste ano.

Na entrevista, Temer afirmou que é preciso que o Congresso Nacional faça uma reforma política e que, "talvez fosse o caso de começar a examinar a hipótese do voto facultativo".

O presidente Michel Temer, durante entrevista para a Rede TV (Foto: Marcos Correa/Presidência da República)Foto: Marcos Correa/Presidência da República

"Talvez seja preciso fazer mesmo uma reforma política, e na reforma vai entrar em pauta o chamado voto obrigatório, e o voto facultativo. Talvez fosse o caso de começar a examinar a hipótese do voto facultativo. Quer votar, vota. Não quer, não vota. [...] Evidentemente que isso precisa vir acompanhado de uma pregação da cidadania", afirmou o presidente.

"Eu acho que há naturalmente um mal-estar com a classe política, e o mal-estar com a classe gera as mais variadas críticas. E, às vezes, a crítica vem pelo silêncio. [...] Isso nos leva a uma reformulação da política no país e à compreensão da classe política de que algo está errado", continuou.

G1