Data publicação: 23 de agosto de 2017
compartilhe:

No Brasil, são mais de dois milhões de alunos fora da escola, a maioria é alunos de 15 a 17 anos. Só em Itaperuna, são 969 crianças fora da sala de aula. Para ajudar a mudar essa realidade, a Prefeitura de Itaperuna deu início, nesta terça-feira (22), ao Programa “Busca Ativa Escolar” que tem o objetivo de trazer o aluno de volta para às escolas.

O lançamento do programa aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e contou com a participação da Secretarias de Ação Social; de Esporte e Lazer; do Ambiente e de Saúde, que abraçaram a ideia.

O Secretário de Educação, professor França Bombeiro, agradeceu a parceria de todas as Secretarias e falou da importância do aluno na escola e o desafio de aderir esse projeto no município. “Somente descobrindo onde os jovens estão é que será possível resgatá-los para as escolas. Será necessário o esforço de todos para traçar as estratégias e fazer a diferença no município, com as novas ferramentas tecnológicas e sociais”, disse.

Inicialmente, os principais objetivos são mapear os alunos, identificar as causas e conhecer os motivos da ausência escolar, criar subsídios para rearticular e manter os alunos na escola. A coordenadora Institucional, Josiane Conçole, que vive essa realidade de perto, apresentou as ferramentas do programa, descreveu as estatísticas e fez depoimentos da sua rotina de trabalho. “A criança some e temos que bater na porta na tentativa de trazê-la de volta”, disse.

A "Busca Ativa Escolar" é uma plataforma nacional para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar e o objetivo é trazer as crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, de volta para às escolas. A tecnologia e a metodologia social fazem parte do programa que é gratuito para o município, que também envolve representantes de diversas áreas públicas para garantir que haja matrículas e frequência dos alunos nas escolas. 

O programa é Federal e foi desenvolvido pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), e o Instituto TIM.
 
Decom