Nesses últimos dias o calor está muito forte em vários lugares Brasil. Não está fácil, né? Só dá pra levar na base de muita sombra e água gelada!! Aqui em São Paulo os termômetros vem passando dos 30ºC. Hoje, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a previsão é bater 35ºC!!!!
Mas esse calorão — que atrai muita gente à piscina e à praia — pode se tornar um grande vilão à saúde. Por isso, fique atento as minhas dicas.
Mais do que tudo você precisa se hidratar, pois a desidratação é a principal consequência do calor excessivo e, se não tratada adequadamente, pode até matar, segundo me explicou certa vez o médico clínico Paulo Olzon.
— O calor excessivo pode matar, especialmente os idosos que têm mais dificuldade de lidar com aumento da temperatura corporal e de sentir sede. Se ele morar sozinho, o risco aumenta porque a desidratação pode passar despercebida.
Além disso, o calor diminui a pressão arterial, o que pode ocasionar tonturas e desmaios.
— Há também uma diminuição do fluxo de sangue no cérebro. É por isso que, geralmente, as pessoas ficam mais indispostas no calor. Quando o corpo está doente, ele manda todas as suas energias para combater essa doença. Assim, o calor acaba fazendo com que o organismo fique ainda mais enfraquecido.
Além das tonturas e desmaios, as principais consequências da desidratação são náusea, confusão mental, sonolência e arritmias cardíacas. Por isso, a primeira dica do especialista para driblar o mal-estar é beber água. E não se esqueça de oferecer água aos idosos e as crianças.
Além da água, podem ser consumidos leite, água de coco, isotônicos e sucos.
Nos cuidemos, né?
Fonte: R7