Em pleno século 21, os grandes líderes continuam utilizando o “voto de cabresto”, mas agora com práticas mais modernas. Alguns pagam pelos votos e fazem listas com títulos eleitorais e depois conferem se as regiões que prometeram votar cumpriram aquilo que combinaram. Outros pressionam os funcionários públicos, orientando para que votem nos candidatos da situação, sob pena de retaliações posteriores caso contrariem tais orientações políticas.
Outras formas modernas de manipulação do “gado eleitoral” são as pesquisas pagas, partidos que manipulam as estatísticas e vendem a idéia como verdade, na tentativa de induzir as pessoas a votarem nos seus candidatos que supostamente lideram as pesquisas eleitorais.
Por fim, temos a prática mais comum e que para a maioria é a principal função dos vereadores e candidatos as eleições, o “assistencialismo político” ou “troca de favores”, prática que nossos políticos adoram, nela prometem fundos e mundos para seus eleitores, numa lista de promessas que incluem vagas de empregos, cestas básicas e etc. Pense, reflita e vote certo!
Fonte ribeiraodasneves.net