Nas imagens feitas na manhã desta sexta-feira (09), o que se vê é um líquido barrento, totalmente inadequado para o consumo. De acordo com eles, o problema tem se agravado nos últimos dias, principalmente em razão das chuvas, pois a maior parte da captação se dá em área de superfície.
– Essa água não está servindo pra nada! Não se pode lar, cozinhar e nem mesmo tomar banho. Infelizmente é um sério problema que entra e sai prefeito e ninguém faz nada! O povo do Querendo está abandonado, – protesta uma dona de casa.
De acordo com um especialista ouvido pela emissora, a água servida àquela comunidade está totalmente fora dos padrões de potabilidade.
– O que acontece no Querendo é que a captação é de superfície e toda vez que chove, ela fica turva, pelo fato de não ter o tratamento adequado. Em casos como estes, são necessárias quatro etapas para deixar o liquido adequado para o consumo humano. São eles: flocuração, decantação, filtragem e desinfecção. Lá pelo que sei, apenas a última etapa é feita de fato. Além disso, a estação está operando muito acima de sua capacidade, – destacou.
Da redação da Rádio Natividade