Data publicação: 21 de novembro de 2016
compartilhe:

Muitos jovens brasileiros, inclusive de Itaperuna e demais municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, decidem cursar faculdades na Argentina e, os motivos, são muitos, dentre eles, viver em outro país, intensificar o aprendizado em outra língua – no caso, o Espanhol – conhecer nova cultura, além de ter acesso a universidades gratuitas e sem prestar o concorrido vestibular.

A oferta de cursos é enorme, entretanto, os mais procurados por brasileiros são Medicina, Odontologia, Engenharia, Arquitetura e Jornalismo. Já em relação às instituições, os brasileiros tem algumas preferências, como por exemplo, a UBA (Universdad de Buenos Aires), a Universidade Nacional de Lá Plata, dentre outras.

Rodolfo Corrêa Novaes de Souza saiu de Itaperuna e foi cursar Medicina na Universidade Nacional de Lá Plata. Segundo ele, as universidades públicas na Argentina são muito bem conceituadas.

Quem também trocou Itaperuna pelo país de ‘los hermanos’ para cursar Medicina foi Lílian Muniz de Azevedo, a Lilinha, que diz estar realizando o seu grande sonho. “Acredito que Deus sempre vai nos dar oportunidades para vivermos nossos sonhos. É preciso identificá-los e abraçá-los. Uma das maiores razões pela qual vim foi essa. Meu coração sempre ardeu pela Medicina e esse meu sonho, por um tempo, estava adormecido. Ele me deu essa oportunidade e aqui estou.

As maiores dificuldades listadas pelos estudantes giram em torno da ‘saudade’, principalmente de familiares e amigos. No entanto, eles dizem encarar tudo isso com naturalidade, fazendo novos amigos, conhecendo novos lugares, aprendendo a língua e a cultura do povo argentino, muito hospitaleiro e receptivo.

O Diário do Noroeste