Agressão aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira. Cão foi levado machucado para o CCZ e mulher depôs à polícia.
Uma idosa de 70 anos espancou um cachorro no meio da rua e foi filmada por vizinhos. A agressão aconteceu no bairro Boa Vista, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira (28).
O cachorro machucado foi encaminhado para o Centro de Zoonoses (CCZ) da cidade. A agressora foi levada para a Delegacia de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro, assinou um termo circunstanciado e foi liberada.
A agressão aconteceu depois que uma vizinha da idosa reclamou que o cachorro mordeu o filho dela e que deveria ficar preso.
A idosa bateu na cabeça do cachorro com um pau, até o animal sangrar.
Um vizinho filmou toda a cena e publicou em uma rede social. O vídeo teve centenas de compartilhamentos.
Polícia
Em nota, a Polícia Militar informou que os militares foram ao local e acionaram o Centro de Controle de Zoonoses, que recolheu o animal.
A mulher, ao ser levada para o DPJ, fez gestos obscenos para os moradores que a hostilizavam.
CCZ
A prefeitura, que administra o Centro de Controle de Zoonoses, disse que o animal sobreviveu, mas a situação é grave.
O cachorro chegou, por volta das 13h, na unidade e foi tratado por veterinários. O animal teve ferimentos fortes em uma das patas e, principalmente, na cabeça.
A informação é de que já há pessoas interessadas em adotar o cachorro após a recuperação.
Crime
Os casos de violência animal são comuns, segundo o advogado e presidente da ONG Patas de Rua, Fernando Guio. “Não como este, mais grave, mas os casos de maus tratos são denunciados.
O que nos frustra é que, mesmo dentro da lei, os animais são tratados como objetos e os agressores sofrem os mínimas sanções. Na maioria das vezes, eles ficam em liberdade ou pagam penas alternativas”, afirma.
De acordo com o Código Penal, maus tratos contra animais são hoje disciplinados pela Lei 9.605/98, em seu artigo 32, com detenção de três meses a um ano, e multa.
O presidente da ONG, que atua em Cachoeiro dando abrigo a animais feridos e doentes, ressalta que as pessoas precisam ter posse responsável pelos animais. “As vezes as pessoas adotam, compram filhotes num impulso e se esquecem que crescem, envelhecem e precisam de cuidados”, comenta.
Estado de saúde do cachorro agredido no bairro Bela Vista, em Cachoeiro do Itapemirim, é estável
É estável o estado de saúde do cachorro agredido às pauladas por uma mulher na tarde de ontem (28) no bairro Boa Vista, em Cachoeiro de Itapemirim. Depois de receber os primeiros cuidados pelo Centro de Controle de Zoonoses, o cão foi encaminhado para uma clínica particular, onde está recebendo todo cuidado necessário para a sua recuperação.
Segundo o veterinário responsável pela clínica, toda equipe está empenhada para que o cachorro fique bem. O veterinário explicou que o cachorro sofreu um trauma crânio encefálico, um tipo de traumatismo craniano, devido as pauladas. “Agora ele está estável, porque está sob efeito de medicação, mas o caso é grave”. O animal não perdeu a visão totalmente. Apesar de o olho estar bastante machucado, as providencias estão sendo tomadas para que ele não perca a visão do olho afetado.
O cachorro agora é chamado carinhosamente de Carlos Ambrósio. Segundo o veterinário, este é o nome do biomédico que custeou os exames e a escolha foi uma homenagem. Todo tratamento está sendo feito pela clínica particular. Nenhuma ONG está se responsabilizando financeiramente pelo caso.
Fonte: G1.globo.com / aquinoticias.com