Corrida de São Silvestre acontece pela 92ª vez neste sábado (31) em São Paulo. Mas será a primeira edição com a participação de uma dupla de atletas especial: os irmãos Paulo Cesar, de 31 anos, e Taís Faria, de 27. Paulo, que tem paralisia cerebral e a movimentação de todo o corpo comprometida, vai tentar cruzar a linha de chegada em um triciclo, cujo motor é a irmã mais nova.
Os irmãos começaram a se aventurar no esporte há aproximadamente seis meses, quando decidiram virar uma dupla de corredores de rua. "Eu mostrei umas fotos para ele e falei: 'Olha, vi umas pessoas correndo de cadeira, o que acha de participar?'", relembra Taís. Segundo ela, PC, como Paulo Cesar é mais conhecido, topou prontamente.
Taís conta que, após a resposta positiva do irmão, tratou de buscar uma forma de colocar a ideia em prática. A solução encontrada foi encomendar um triciclo personalizado para facilitar a locomoção dos cerca de 50 kg do irmão, que ela carrega com sorriso no rosto. "Desde criança eu sempre fui muito grudada com ele", disse.
Os dois acordam cedo toda semana para treinar em uma avenida perto de onde moram, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Eles seguem uma planilha de treino específica para completar aquele que, de acordo com Taís, é o maior desafio da vida esportiva deles: encarar os 15 km da São Silvestre. "Muito ansiosos porque o máximo que fizemos juntos foi 5km", confessa.
G1