COM 25 MUNICÍPIOS EM SUA ABRANGÊNCIA O 6° COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA (CPA) NÃO TEM NENHUM EM RANKING DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO PAÍS
O Comandante do 6° CPA, o CEL PM Baracho, reuniu-se na tarde desta terça (30) com o Comandante do 32° BPM (Macaé), o CEL PM Vollmer, na sede da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Campos, para avaliação e análise dos resultados operacionais da Unidade com base no Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM). Foram discutidos os crimes de Letalidade Violenta (Homicídio Doloso, Latrocínio, Auto de Resistência e Lesão Corporal Seguida de Morte); Roubos de Veículos e Roubos de Rua (Roubos a Transeuntes, Roubos em Coletivo e Roubos de Celular) na área do 32° BPM. Também participaram da reunião os analistas criminais tanto do 6° CPA, como do 32° BPM.
SIM – O Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados – é um modelo de gestão por desempenho, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO). Tem por objetivo desencadear ações integradas de prevenção e controle qualificado do crime, nas suas respectivas regiões, por meio do estabelecimento de metas para a redução da incidência dos Indicadores Estratégicos de Criminalidade. O sistema permite uma otimização dos recursos disponíveis, o uso compartilhado de informações e o desenvolvimento de estratégias de integração e cooperação regionais.
Um recente estudo do Mapa da Violência do Brasil 2016 – coordenado pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) – divulgado na última quinta-feira (25) revelou que não há nenhum município dos 25 que estão na área da abrangência do 6° Comando de Policiamento de Área (CPA) no ranking das 150 cidades mais violentas do país. Campos dos Goytacazes (8° BPM) que em 2015 foi considerada pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal a 39° cidade mais violenta do país não está mais entre as 150 cidades mais violentas do Brasil.
O estudo mostrou ainda, que o estado do Rio de Janeiro, que em 2004 liderava a lista, caiu para a 15ª posição. A taxa no estado caiu de 47, naquele ano, para 21,5 em 2014. O estudo que é centrado na letalidade das armas de fogo considerou cidades com mais de 10 mil habitantes, um total de 3.084 municípios, de acordo com dados do IBGE.
Apreensão de armas – Também na semana passada, a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro (PMERJ) divulgou o ranking das Unidades que mais aprenderam armas de fogo no período de 01/01/2016 a 31/07/2016. Duas das quatro Unidades subordinadas ao 6° CPA ficaram entre as 10 que mais apreenderam revólveres e pistolas, ocupando o 8° BPM o primeiro lugar na apreensão de revólveres e décimo lugar na apreensão de pistolas e, o 32° BPM sexto e oitavo lugar na apreensão das referidas armas de fogo. Entre os Comandos de Policiamento de Área, o 6° CPA ocupa segundo lugar no número total (363) de revólveres apreendidos no mesmo período. O 6° CPA compreende uma área de 18.776,6 Km em suas quatro unidades subordinadas (8°, 29°, 32° e 36° BPM).
Imparcial Notícias