Data publicação: 02 de agosto de 2016
compartilhe:

Série de atividades foram desenvolvidas para alertar a população sobre a doença e seus tipos

 Para lembrar e conscientizar a população sobre a importância da Luta Contra as Hepatites Virais, cujo dia foi comemorado mundialmente na última quinta-feira (28/07), a Coordenação de Hepatites Virais, através da Enfermeira Julliane Linhares, realizou ações de prevenção à Hepatite nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) de bairros e distritos de Itaocara.

   Com as ações desenvolvidas, a população pôde esclarecer melhor sobre a doença, o diagnóstico precoce com a utilização dos Testes Rápidos, o tratamento da hepatite, inflamação no fígado podendo ser causada pelos vírus A, B, C, D e E, bem como a vacinação para a hepatite B e controle com medicamentos da Hepatite C, que tem cura quando diagnosticada a tempo.

   A hepatite pode levar a problemas hepáticos graves causando a morte, e é considerado um problema mundial de saúde pública. A estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) é de que no país há entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas com hepatite, mas só cerca de 300 mil sabem que têm a doença.

As hepatites costumam ser silenciosas e a falta de sintomas pode retardar a busca por tratamento, o que agrava o quadro da doença podendo evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, como cirrose e câncer, os infectados também podem transmitir a doença para outras pessoas.

   Para ajudar no diagnóstico precoce o Ministério da Saúde disponibiliza desde 2011 Testes Rápidos para diagnosticar as Hepatites B e C. Em nosso Município todas as ESFs e a Secretária de Saúde realizam os testes.

    Segundo a Coordenação Hepatites Virais, basta se dirigir a unidade mais próxima, munido do Cartão do SUS e um documento de identificação. O procedimento é simples e rápido e o resultado sai no mesmo dia. As unidades também disponibilizam Testes Rápidos para HIV e Sífilis.

FOLHA ITAOCARENSE