Data publicação: 08 de fevereiro de 2017
compartilhe:

Com o intuito de disseminar as orientações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando a campanha do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, que tem como personagem o super-herói Dezinho. 

Dezinho remete às brincadeiras infantis para ajudar a combater o Aedes de maneira criativa. A Campanha "10 minutos salvam vidas", é direcionada às crianças, porque elas têm a grande capacidade de mobilizar e passar adiante mensagens que sensibilizem os mais velhos. 

“Levando lições de prevenção contra a dengue para as crianças, sem dúvida, elas vão disseminar o que aprenderem em casa e na comunidade onde moram. Além disso, é importante mostrar para a criança que o combate à dengue é também um ato de cidadania, porque você protege não só a sua casa, mas a de seus vizinhos também”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alexandre Cury Martins.

A ideia de criar um super-herói surgiu para reforçar o imaginário do Aedes Aegypti como vilão a ser derrotado. O inimigo número 1 é o mosquito. E para nos ajudar a combater o vilão, o Dezinho contou 10 dicas:

01-Caixas d'água, tonéis, galões, poços e barris bem vedados.

02 -Pneus sem água e em lugares cobertos.

03 -Vasos sanitários, sem uso constante, fechados.

04 -Bandejas de ar-condicionado e de geladeira limpas. 

05-Ralos limpos e com tela.

06-Pratos de vasos de planta com areia até a borda.

07- Lixo e materiais para descarte dentro de sacos plásticos bem vedados.

08-Garrafas e baldes virados com a boca para baixo.

09-Piscinas e fontes sempre tratadas.

10-Calhas limpas.

DECOM