Dois dias seguidos de samba para comemorar os 100 anos do ritmo no Brasil. E durante as celebrações, os organizadores da edição Trem do Samba 2016 esperam receber um público total de 100 mil pessoas nos vagões da SuperVia nesta sexta-feira (2) e sábado (3). A tradicional festa já ocorre há 20 anos, quando amantes do samba embarcam no trem na Central do Brasil e rumam para Oswaldo Cruz, berço do ritmo.
A trilha sonora é própria. Dentro dos vagões, são tocadas obras autênticas de samba de raiz, partido alto, samba de terreiro, samba de roda e samba-enredo. Para Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos idealizadores do evento, "o samba é arte e essência, um patrimônio imaterial, que tem no Trem do Samba um canal para que se perpetue, já que a tradição se reinventa".
Este ano, com o centenário do samba, o evento será celebrado em dois dias. Na sexta-feira, é o efetivo Dia Nacional do Samba, e, no sábado, será a grande festa. Sexta a programação do festival começa já à meia-noite com uma queima de fogos de artifício em Oswaldo Cruz.
Trem do Samba celebra centenário do ritmo (Foto: Gianne Carvalho/Divulgação)
Fonte: G1