O consumidor que souber pesquisar poderá economizar anualmente até R$ 2.025,45 no Rio de Janeiro, apontou o 12º levantamento anual de preços dos supermercados brasileiros realizado pela Proteste Associação de Consumidores.
Para ajudar o consumidor a gastar menos, o site www.proteste.org.br oferece um simulador de preços. Basta se cadastrar gratuitamente no site, usando o e-mail ou facebook, e pesquisar por “guia de supermercados” na barra de pesquisa.
O programa dá as opções de buscar por categorias: produtos mais baratos ou líderes de venda. Ao simular, é apontado o supermercado onde o consumidor economizará mais na compra dos produtos básicos.
Alexandre Brum / Agência O Dia
O especialista em Varejo, Marco Quintarelli, concorda que pesquisar em mais de um estabelecimento é uma das alternativas para economizar. “O consumidor precisar estar atento aos dias específicos das promoções e sempre lembrar de fazer lista”, orienta Quintarelli. “Ir ao mercado sabendo o que irá levar, ajuda muito na hora de economizar”, explica.
Mais dicas de como economizar
Planejar uma lista de compras ajuda, e muito, na hora de economizar, diz o especialista de Varejo, Marco Quintarelli. Mas há outras maneiras, como procurar por marcas próprias ou exclusivas — isso porque muitos varejistas possuem linha de produtos de qualidade e com preços menores entre 10 e 30% de líderes de mercado. Além disso, focar nos dias específicos, algumas empresas “marcam” certos dias da semana para ofertar algumas categorias importantes, como carnes e frios.
O Dia