Lixos espalhados e rede de esgoto entupida fazem parte do cotidiano dos moradores de Cardoso Moreira. Nossa equipe de reportagem conferiu de perto a deficiência da coleta no município. São podas de árvores, restos de materiais de construção e inúmeras sacolas abandonadas em vários pontos. Quanto a entupimento de rede de esgoto, a questão foi detectada no distrito de Outeiro e na cede. Mau cheiro e visão de abandono são detectados na cidade e o povo clama por socorro.
Após o encerramento das Eleições municipais de 2016, o problema surgiu na cidade. O depósito destinado ao lixo foi fechado no mês passado. Desde então não existe local autorizado pelos órgãos ambientais para receber esses materiais. A reclamação é geral e o povo cardosense considera falta de respeito e de consideração para com eles.
O secretário do Ambiente e Defesa Civil, Joarez Noé, garantiu que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para resolver a questão. O secretário mencionou ainda outro desafio, a falta de manutenção de veículos.
– A liberação para que o lixo seja levado para outro terreno é demorada. Estamos à mercê da burocracia. Iremos recolher os lixos e levá-los para o aterro sanitário da Vital, em Conselheiro Josino, mas estamos com dificuldades para efetuar o transporte. O caminhão destinado ao recolhimento está com problemas mecânicos e, por este motivo, teremos de utilizar o caminhão basculante – esclareceu o secretário.