Apenas 6% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016 conseguiram conceito máximo na prova (veja, abaixo, lista dos cursos avaliados). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O desempenho das universidades federais é melhor do que o da rede privada. As federais tiveram 43% das instituições com conceito 4 e 16% com o conceito 5. Enquanto isso, nas privadas, os percentuais foram, respectivamente de 19% e 3%.
O Enade avalia o quanto os estudantes dominam os conteúdos específicos do seus cursos e da formação geral. A participação na prova é obrigatória: sem ela, o universitário não consegue pegar o diploma.
Entre os cursos de bacharelado avaliados, o índice mais alto de comparecimento à prova foi dos concluintes do curso de medicina. Já o maior índice de falta ficou com os universitários de educação física, que tiveram 83% de comparecimento.
Números do Enade 2016
Áreas de conhecimento avaliadas
Em 2016, foram avaliados cursos das áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Entre os bacharelados estão:
Fonte: G1