O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aumentou o alerta para chuvas nesta quinta-feira (15) em todo o Estado do Rio de Janeiro. O alerta, antes Amarelo, foi passado para Laranja, que é o segundo nível numa escala de perigo que vai de um à três.
Foto:Miguel Eccard
De acordo com a meteorologista Aline Tochio, da Climatempo, as áreas de instabilidade que estavam sobre o Sudeste foram reforçadas pela chegada de uma frente fria nesta quarta-feira (14). Nuvens de tempestades se formaram entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e despejaram muita chuva em algumas áreas.
"A frente fria ainda está avançando agora em direção ao Espírito Santo e ainda vai provocar mais chuva nos dois Estados.", escreveu a meteorologista. A Climatempo alerta para alagamentos, deslizamentos de terra, já que o solo está encharcado e a chuva não para. Essas áreas também ficam em alerta para ventania. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h
Segundo o Inmet, o acumulado de chuva pode chegar a 100mm em algumas regiões nesta quinta. No caso de tempestades, o Instituto orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido; revisar a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado; e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).
Folha Itaocarense