Com Sisu prorrogado, veja quatro dicas para aumentar as chances de obter uma vaga

27 janeiro de 2017 às 16:43
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

As scrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 terminam às 23h59 de domingo (29). São oferecidas mais de 238 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior.

Entender e saber manusear o sistema (http://sisu.mec.gov.br/) é fundamental para garantir a tão sonhada vaga.

Veja quatro dicas:

Estude cada uma das 'rotas'

O sistema oferece seis “rotas”, como define o professor Dilvo Ristoff da Universidade Federal de Santa Catarina. Quatro, estão vinculadas às leis de cotas, e são elas:

  • - aluno preto, pardo ou indígena (PPI) com renda familiar de até 1,5 salário mínimo;
  • - aluno PPI com renda maior de 1,5 salário mínimo;
  • - aluno de escola pública renda familiar de até 1,5 salário mínimo;
  • - aluno de escola pública com renda maior de 1,5 salário mínimo

As outras duas são:

  • - ampla concorrência (para todos os candidatos);
  • - ações afirmativas das próprias universidades.

“É preciso estar bem informado para saber se a rota que você escolheu é a mais vai te beneficiar. Uma forma é analisar os resultados anteriores do Sisu, verificar a série histórica das notas e analisar sua pontuação no Enem”, diz Ristoff.

Veja a concorrência entre os cotistas

O ambiente dos cotistas é mais competitivo, por isso se a diferença de notas, em relação aos não cotistas for pequena, o benefício das cotas pode ir contra ao candidato. Há momentos em que vale a pena abrir mão dela.

“O cotista pode até estar em uma faixa de pontuação boa, mas precisa entender que a relação candidato vaga é mais alta, aumenta cerca de três pontos”, lembra Ristoff.

Acompanhe a nota de corte

As notas de corte são atualizadas todos os dias à 1h. Elas revelam o desempenho do último candidato virtualmente classificado. Por isso, o estudante não pode fazer a inscrição e “abandoná-la”: como o sistema segue em atividade, é possível que no momento em que ele se inscreveu tenha chance de ser convocado para a vaga, mas a situação mude no dia seguinte.

Se isso acontecer, vale a pena remanejar a inscrição para outra vaga com mais chances

Analise se a mobilidade vale a pena

Na ânsia para conquista a vaga, o estudante pode se inscrever em uma universidade fora do seu estado. É importante avaliar se será possível se manter longe de casa. O Ministério da Educação tem um programa chamado de bolsa permanência que oferece R$ 400 mensais para que estudantes de baixa renda consigam concluir sua graduação. Porém, nem sempre este auxílio é suficiente para cobrir todas as despesas.

Apesar dos problemas de permanência, o professor Dilvo Ristoff lembra que antes a mobilidade entre os universitários era restritas às famílias ricas. “Agora, com o Sisu, ela também se estendeu aos pobres, embora a mobilidade do Sisu não seja tão grande em regiões distantes, e é mais intensa dentro do próprio estado.”

Fonte: G1

São José de Ubá: Homem é agredido com golpe de foice pela companheira

27 janeiro de 2017 às 16:17
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um desentendimento deixou uma pessoa ferida no final da tarde desta quinta-feira (26), no bairro Vista Alegre, São José de Ubá. De acordo com testemunhas que acionaram o serviço de radiopatrulha da Polícia Militar, durante discussão, no interior da residência do casal, a dona de casa S.M.S.M., de 57 anos, teria agredido o companheiro G.B.F., de 55, com golpe de foice, que lhe rendeu escoriação leve na testa. Ele precisou passar por atendimento médico no pronto socorro municipal (foto), sendo posteriormente liberado. Ambos foram conduzidos até a 143ª Delegacia de Itaperuna, onde prestaram depoimento e caso, deverá ser enviado ao Juizado Especial Criminal (JECRIM).

Fonte: Rádio Natividade

Secretaria de Saúde de Itaperuna participa da reunião que definiu estratégias de combate a febre amarela no interior do RJ

27 janeiro de 2017 às 15:57
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, participou na última quinta-feira (26), do encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, com representantes dos 16 municípios que terão vacinação de bloqueio contra febre amarela nas regiões Noroeste, Norte, Serrana e Centro Sul.

Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, já está sendo realizada vacinação nas áreas de divisas com os estados de MG e ES. A população das áreas rurais do distrito de Raposo, já receberam a campanha de vacinação de bloqueio nos dias 26 e 27 de janeiro.

Outros distritos que fazem divisa com MG e ES terão a população vacinada na próxima semana. Também está sendo realizado busca ativa de primatas com suspeita de Febre Amarela e uso do carro fumacê nas regiões fronteiriças.

A orientação do governo estadual é dividir a população faixas etárias (de 9 meses a 9 anos e 11 meses; 10 anos a 19 anos e 11 meses, 20 a 29 anos e 11 meses, 30 a 39 anos e 11 meses, 40 a 59 anos e 11 meses).

DECOM

 

Casa paroquial é arrombada em Bom Jesus do Itabapoana

27 janeiro de 2017 às 15:52
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Ladrões arrombaram e furtaram uma casa paroquial, na Avenida Fasbender, em Bom Jesus do Itabapoana. Policiais militares da 2ª Companhia do 29º BPM foram acionadas pela funcionária da igreja local, que relatou que logo que chegou para trabalhar na manhã desta quinta-feira (26), notou que a porta dos fundos do imóvel, onde residem dois sacerdotes católicos que não se encontravam, estava arrombada e deu por falta de uma TV de 40 polegadas. Não suspeitos ou testemunhas e 144ª Delegacia registrou.

Fonte: Rádio Natividade

Seja Solidário e ajude as Ongs que protegem e resgatam os animais abandonados.

27 janeiro de 2017 às 15:42
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Seja um voluntário, existem várias formas de colaborar! Quer ajudar e não pode adotar? Doe:

Meloxican
Doxiciclina
Cefalexina
Ivermectina
Capstar
Vermifugos em geral (Ex: Drontal, Endogard, etc)
Carrapaticidas em geral (Ex: Frontline, Bravecto, etc)
Ração
Lar Temporário
Vacinação
 
Faça sua parte, ligue e faça sua doação:
Amai - 99979 5175
Protetores de Anjos - 99829 0303
São Francisco de Assis - 99944 6469
 
RF, o site do povo!
 

 

PM apreende 1,5kg de cocaína com passageiro de táxi em Pádua

27 janeiro de 2017 às 15:30
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Veículo partiu de Campos dos Goytacazes e tinha com destino a Rua São João Batista, no bairro Tavares Policiais Militares apreenderam no início da noite desta quinta-feira (26) uma grande quantidade de cocaína com um passageiro de um táxi abordado pelos agentes do 36º BPM em Santo Antônio de Pádua. Segundo a Polícia Militar, os agentes seguiam em patrulhamento quando desconfiaram do táxi de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Após revista, os PMs encontraram cerca de 1,5kg fr cocaína com o passageiro, que foi conduzido à 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua, onde a ocorrência está sendo registrada neste momento. Fonte: Folha Itaocarense