As primeiras informações dão conta que motorista perdeu o controle do carro e teria batido em uma placa de trânsito e no banco da praça, no centro da cidade, perto da Igreja do relógio.
Felizmente ninguém sofreu ferimento grave. A polícia registra caso.
A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) planeja começar a bloquear celulares piratas a partir de outubro. O ação vai atingir apenas os aparelhos irregulares ativados a partir de 30 de julho, dia em que donos desses dispositivos passam a receber avisos das operadoras para regularizarem sua situação. Segundo os cálculos da agência, das 242 milhões de acessos móveis, 13 milhões são de celulares ilegais.
A decisão foi fechada em reunião do conselho diretor em abril, mas tratada apenas no âmbito administrativo, fechada ao público. Na reunião desta quarta-feira (24), os conselheiros resolveram voltar a analisar a iniciativa em um novo encontro, mas dessa vez irão incluí-la na pauta, cuja discussão é aberta. Por isso, as datas para início da implementação dos bloqueios podem mudar, explica Maria Lúcia Bardi, superintende de Planejamento e Regulamentação da Anatel.
O que é um celular pirata?
Os celulares alvo do bloqueio são todos aqueles usam chip e acessam a rede móvel das operadoras, como tablets e maquinas de cartão de crédito, mas não foram homologados pela Anatel e não possuem um número válido de IMEI.
Esse código é registrado pela GSMA, órgão internacional que reúne empresas de telefonia móvel, e funciona como a identidade de cada aparelho. Quando um dispositivo usa a rede de uma operadora, seu IMEI fica registrado. Já a homologação é uma certificação de que o celular está dentro dos parâmetros técnicos exigidos pela agência e que seu funcionamento não vai interferir na radiofrequência de outros eletrônicos -- aparelhos autorizados recebem um selo da Anatel, que pode ser encontrado nas embalagens ou nos próprios dispositivos.
Segundo a superintendente, terminais trazidos de outros países, ainda que não tenham recebido homologação, não serão afetados. O objetivo, diz ela, é barrar aparelhos contrabandeados ou roubados, e que, para voltar ao mercado, receberam um IMEI irregular.
Cronograma
Os avisos começam o a ser enviados pelas operadoras a seus clientes a partir de 30 de julho. Depois de 75 dias de o aviso ser recebido, os celulares são definitivamente bloqueados.
A ideia inicial era que as notificações começassem em 30 de junho, mas operadoras pediram prazo maior para organizarem melhore o atendimento aos clientes. Todas as sete (Oi, Tim, Vivo, Claro, Sercomtel, Nextel e Algar) estão sujeitas à determinação.
O início do bloqueio é um desdobramento do Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga), implantado em 2014 e operado pela ABR Telecom, que já é responsável pela administração da portabilidade numérica e pelo sistema que bloqueia celulares roubados, o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi).
Além da Anatel e da ABR Telecom, os fabricantes de celulares também estão envolvidos na operação, representados pela Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica (Abinee).
O que acontece com os 'piratas' antigos?
Durante os dois anos em que funcionou, o Siga registrou uma base ativa de 13 milhões de celulares piratas. Por mês, 1 milhão de novos irregulares passam a funcionar.
A Anatel decidiu não bloquear esses aparelhos. “Não é liberar, é reconhecer que nessa base legada, por não ter informação na época, tem muito usuário de boa-fé. O cara não tinha dinheiro e comprava qualquer coisa. Hoje em dia, tem mais aparelhos homologados e com preço acessível.”
A estância hidromineral de Raposo, Itaperuna, recebe a partir desta sexta-feira (02), o 7º Passeio de Carros Antigos do distrito. O evento, que se estenderá até o domingo (04), contará com exposição de modelos raros, música ao vivo, barracas de comida e bebidas, parque para crianças, dentre outros. Paralelamente, também será o 1º Encontro de Pickups e o 2º de veículos militares. A expectativa é de que milhares de pessoas passem pelo evento, promovido pela Rio-Minas Clube de Veículos Antigos. Os diversos hotéis, já estão quase que completamente ocupados.
Sebrae em Itaperuna - Avenida Cardoso Moreira, Centro (Foto: Divulgação)
A secretaria estadual de Agricultura vai realizar em Itaperuna, na próxima segunda-feira (5), o Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento: “Integração e Parcerias pelo Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado do Rio de Janeiro”. O evento tem como objetivo estreitar laços apresentando a estrutura da instituição, os programas, metas e ações aos agentes políticos locais, responsáveis pelas políticas relacionadas ao setor dentro do âmbito municipal.
– É a oportunidade de assistirmos palestras e conversarmos com os prefeitos, vereadores, agricultores, secretários municipais de Agricultura, supervisores regionais e locais da EMATER-RIO, Chefias Regionais da Pesagro-Rio, Fiperj e CEASA, que é o público mais envolvido. É essencial que este público envolvido com a agricultura tenha conhecimento do nosso trabalho e juntos possamos desenvolver a produção agrícola do Rio de Janeiro – afirmou o secretário estadual Jair Bittencourt, que fará a abertura do evento.
Ao longo do dia, os diretores das empresas públicas vinculadas à Secretaria Estadual de Agricultura como Emater-Rio, Pesagro e Fiperj realizarão palestras explicativas sobre suas instituições e os respectivos programas. Ao final da tarde, haverá uma roda de discussão e nivelamento de propostas de parcerias institucionais.
O evento será realizado no auditório do Sebrae à Av. Cardoso Moreira, 948, Centro, Itaperuna/ RJ. O primeiro Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento aconteceu ontem (1) em Nova Friburgo. O evento ainda percorrerá todas as regiões do Estado.
Phelippe Douglas da Silva, de 19 anos (detalhe da foto), foi preso no início da noite desta sexta-feira (02), após ter sido acusado de tentar assaltar uma professora aposentada, de 68, no bairro Sindicato. A vítima, contou que caminhava pela Rua Intendente Franklin Rabello, quando em frente à EMATER, o suspeito a teria abordado e tentando arrancar o telefone celular de suas mãos. Sem conseguir levar o equipamento, ele bateu em fuga. Imediatamente – com o auxílio de um grupo de adolescentes que passou a ajudar nas buscas – foi iniciado um cerco com viaturas das Polícias Civil e Militar e o rapaz, localizado no bairro Morro da Formiga. De acordo com o delegado Gésner César Bruno, o envolvido que já possui passagem por tráfico de drogas, será autuado em flagrante por tentativa de roubo e transferido na manhã deste sábado (03), para a Casa de Custódia de Itaperuna.
Policiais militares receberam informações de que um homem estaria, na rua Benedito Nicolau, no bairro São Mateus, fazendo jogo de bicho e alugando máquinas caça-níquéis. Ao chegar ao local o dono da casa autorizou a entrada dos militares que encontraram seis máquinas, talões numerados, caderno de anotações, cupons de loteria, notas promissórias fichas contábeis, entre outros materiais. O suspeito foi levado e autuado na delegacia de Itaperuna e liberado para responder em liberdade.