Capotamento deixa dois feridos na RJ 186 em Pádua

03 setembro de 2015 às 16:30
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Capotamento deixa dois feridos na RJ 186 em Pádua

Duas pessoas ficaram levemente feridas em capotamento no início da manhã desta quinta-feira (03), na RJ 186, no trecho que liga os municípios de Santo Antônio de Pádua e Pirapetinga (MG). Testemunhas relataram que as vítimas seguiam em um GM Chevette, quando o motorista perdeu o controle da direção e capotou na pista. Bombeiros do destacamento 2/21 seguiram para o local e socorreram Simone de Oliveira Queiroz, de 29 anos e Janilton de Oliveira, de 31 ao Hospital Municipal Hélio Montezzano, onde ambos deram entrada com escoriações pelo corpo e seguem em observação.

Da redação da Rádio Natividade

Lixão de Natividade mais uma vez em chamas, provocando preocupação de moradores

03 setembro de 2015 às 13:21
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Lixão de Natividade mais uma vez em chamas, provocando preocupação de moradores

Diversos moradores principalmente dos bairros Liberdade, Tubiacanga e Morado do Engenho, tem entrado em contato com a Rádio Natividade, para demonstrar sua indignação com os incêndios, que ocorrem com frequência no aterro sanitário municipal. Esta semana, a fumaça tóxica podia ser notada a quilômetros de distância, levando preocupação às pessoas, que além do transtorno, tem pela saúde de suas famílias. A reportagem da emissora foi até o local e comprovou os fatos.

-É um atentado a saúde da população esse lixão, que na verdade, já não podia existir a muito tempo, pois eles estão proibidos. Foi dado prazo aos municípios para resolverem este problema, mas a grande parte deles, nada fez. Moro no bairro Tubiacanga e quando venta, essa fumaça é toda jogada em direção da minha casa. Estou muito preocupada com isso, pois quando pega fogo, costuma queimar por vários dias – destacou uma leitora.

Sempre que procurada, a Prefeitura de Natividade afirma que não coloca fogo no local e o que os incêndios, são considerados criminosos. Inclusive, em outras épocas, vários registros de ocorrência, já foram lavrados na delegacia da cidade.

Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Antônio Neto/Rádio Natividade (clique nas fotos para ampliar)

Caminhoneiro é detido com maconha na Barreira Fiscal

03 setembro de 2015 às 13:00
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um homem de 25 anos foi abordado por policiais integrantes da Barreira Fiscal da Rodovia RJ-186, Trevo de Bom Jesus do Itabapoana/Itaperuna, hoje (02), por volta das 8h. O suspeito conduzia um caminhão Mercedes Benz, cor azul, transportando ferragens de São Paulo (SP) com destino ao Rio de Janeiro (RJ).


Durante buscas no referido veículo, foi apreendido um pote contendo erva seca e um cigarro. O caminhoneiro confessou aos agentes que é usuário de maconha. O material foi apreendido e encaminhado à perícia. Já o homem foi enquadrado por porte de droga para consumo próprio na Delegacia Legal de Itaperuna.

Jorge Luiz - Rádio Itaperuna AM

Programa Alimentação Escolar Saudável capacita merendeiras em Itaperuna

03 setembro de 2015 às 12:32
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Programa Alimentação Escolar Saudável capacita merendeiras em Itaperuna

O município de Itaperuna recebeu, o Programa Alimentação Escolar Saudável. Realizada através de parceria entre o Sistema FIRJAN, o Sebrae e a ONG Planeta Orgânico, a iniciativa capacitou cerca de 110 merendeiras da cidade sobre alimentação saudável, formas de reaproveitar alimentos e boas práticas de manipulação de alimentos.

O treinamento, com carga horária de 16 horas, foi realizado na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro e no CIEP 467 Henriett Amado. As atividades foram conduzidas por Aline Monteiro, nutricionista do Programa SESI Cozinha Brasil, e Izabel da Cunha, instrutora do Centro de Tecnologia SENAI (CTS) Alimentos e Bebidas. Elas falaram ainda sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e abordaram questões do cotidiano das merendeiras, como valor nutricional dos alimentos, maneiras adequadas de manipulação e higiene e doenças relacionadas à má nutrição.

O Sebrae, por sua vez, capacita os agricultores responsáveis por fornecer frutas, verduras e legumes às escolas, enquanto a ONG Planeta Orgânico coordena o projeto, juntamente com as secretarias municipais de Educação das cidades envolvidas.

Madalena Amaro foi uma das participantes do treinamento em Itaperuna. Merendeira há 24 anos, ela afirma que o hábito de aproveitar integralmente os alimentos já faz parte de sua rotina no trabalho. “Conheci diversas receitas criativas e saudáveis em outros cursos do Cozinha Brasil que participei. Como o retorno dos alunos é sempre bom, nós, merendeiras, somos incentivadas a aprender ainda mais”, disse Madalena.

Sobre o Programa Alimentação Escolar Saudável

Lançado no Evento Green Rio 2015, em maio deste ano, o programa prepara merendeiras e produtores rurais para ações relacionadas à promoção do desenvolvimento local e da alimentação escolar saudável nos municípios participantes. A intenção é contribuir na diminuição de açúcar, sódio e gordura na alimentação dos estudantes da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio.

Para a especialista em Projetos Sociais do Sistema FIRJAN, Fernanda Chaves, a merendeira é um agente promotor de educação e segurança alimentar nas escolas. “É preciso entender que, hoje, o perfil nutricional das crianças é diferente daquele de anos atrás. Então, é importante adequar o cardápio. Muitas vezes, a comida da escola é a única refeição balanceada que a criança tem durante o dia e, por isso, precisa ser de qualidade”, explicou.

O Programa Alimentação Escolar Saudável já passou por Três Rios e Paraíba do Sul. As cidades de Trajano de Moraes e Pinheiral também estão na rota do projeto.

Suposta droga leva jovem á Delegacia

03 setembro de 2015 às 12:12
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Policiais militares do gat 3ªcia abordaram o jovem E.S. de 20 anos na rua Felicíssimo F.de Carvalho,em Natividade e lograram êxito em encontrar com o mesmo um cigarro de maconha.O acusado não foi autuado devido a perícia ter dado laudo inconclusivo.