Dia de campo reuniu cafeicultores do Noroeste Fluminense

30 agosto de 2016 às 15:06
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Cerca de 350 cafeicultores participaram, na última semana, de um Dia de Campo sobre Cafeicultura de Qualidade, realizado na Fazenda Candelária, em Bom Jesus do Itabapoana, propriedade de José Ferreira Pinto.  A capacitação foi realizada pela Coopercanol – Cooperativa de Café do Norte Fluminense, Ministério da Agricultura, Governo do Estado (através da Emater-Rio), Prefeitura de Varre-Sai e Sebrae/RJ, instituições que trabalham em parceria para o fortalecimento da cafeicultura no Noroeste Fluminense.

José Ferreira Pinto, anfitrião e presidente da Coopercanol, esclareceu que o principal objetivo foi mostrar o resultado da pesquisa sobre o espaçamento ideal nas plantações de café em regiões montanhosas, desenvolvida pela Pesagro-Rio, em parceria com o cafeicultor. Ao longo de 13 anos, o pesquisador Wander Eustáquio Andrade analisou os dados das colheitas de cafezais com diferentes espaçamentos, plantados na Fazenda Calendária. A pesquisa provou que o espaçamento de 2 m por 0,5 m (2 metros entre ruas e 50 centímetros entre pés de café) é o que garante maior produtividade na cafeicultura de montanha.

“Para mim é uma satisfação mostrar o que tem sido feito de bom, e essa pesquisa comprovou o que já vem sendo recomendado pelos especialistas, que são 10 mil pés de café por hectare, utilizando o espaçamento de 2 por 0,5. Mas muitos produtores ainda tinham dúvidas sobre a eficácia do adensamento do cafezal, e é por isso que nós precisamos desses encontros, porque é neste momento que trocamos experiências e conhecemos as tecnologias e as novidades em equipamentos e manejo da lavoura” – diz Ferreira.

O resultado da pesquisa foi apresentado na palestra sobre “Como aumentar a produtividade do café arábica através do espaçamento” pelo coordenador Wander Eustáquio. Além da palestra, os participantes foram divididos em grupos e percorreram seis estações práticas: Fertilização do café; Programa nutricional; Tecnologia Mais Café; Manejo de Pragas e Doenças na Lavoura; Manejo de Pragas e Doenças no Terreiro; e Fertirrigação. Técnicos e agricultores também puderam trocar experiências e visitar estandes de empresas do setor agrícola, conhecendo as novidade em produtos e maquinários para a atividade.

O cafeicultor Márcio Vargas ressalta a importância dos dias de campo. “É a nossa oportunidade de confraternização após a colheita, e também do conhecimento de novas tecnologias e novas técnicas de manejo para que nós possamos cuidar bem das nossas plantações de café neste novo ciclo que começa. Estamos iniciando os tratos culturais para a colheita de 2017, e esta capacitação nos dá subsídios para trabalhar com foco na redução dos custos de produção e no aumento da qualidade e da produção do café.

Cafés especiais no Noroeste

Durante dois anos – 2014 e 2015 – o Sebrae/RJ desenvolveu o Projeto de Melhoria da Qualidade do Café no Noroeste Fluminense, através de convênio com a Universidade de Lavras, com apoio da Coopercanol,  Prefeitura de Varre-Sai, Governo do Estado, Ministério da Agricultura, Senar e Faerj. Os técnicos trabalharam na implantação de um programa de gestão com foco no controle de qualidade e melhoria dos processos de pós colheita.  Os resultados foram surpreendentes, com expressiva redução da porcentagem de cafés com defeito na bebida. A produção de café especial saltou de 10% para 33%;  enquanto a de café riado (baixa qualidade) baixou de 53% para 24% e a de bebida dura (sem defeitos no sabor) subiu de 37% para 43%. O impacto financeiro também foi alto: aumento de 1,3 milhão de reais nestes dois anos, se comparado com o valor da saca de café antes da realização do projeto.

Quatro municípios do Noroeste Fluminense são produtores de café: Varre-Sai, Porciúncula, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana, que respondem por 71% da produção de café do Estado do Rio de Janeiro, com predominância de pequenas propriedades e agricultura familiar, com 1203 cafeicultores.  O café produzido na região é o arábica e devido à topografia (relevo acidentado e altitude que varia entre 600 e 1000 m), a atividade demanda muita mão de obra, gerando trabalho e renda para os habitantes, mesmo com o advento das máquinas portáteis.

Da redação da Rádio Natividade com Ascom

Dia de campo reuniu cafeicultores do Noroeste Fluminense

 

Alguém pode ajudar ? Bombeiros resgatam Égua que caiu em ribanceira e não consegue levantar. O site RF manifesta o desejo de ajudar e pedimos que Veterinário ou voluntários possam ajudar.

30 agosto de 2016 às 14:41
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Égua foi retirada do beco em que a mesma caiu e foi colocada na laje de uma garagem(tendo é claro autorização do morador) na Rua: Benedita Viana da Silva no Bairro São Mateus, n 292, Itaperuna-RJ. Se algum veterinário ou voluntário puder ajudar a mudar esse quadro vá ao local ou ligue: 9 97 86 52 04. Solidariedade a gente ver po aqui.

RF Itaepruna.com.br

Governo do Rio vai decretar falência até o final do ano

30 agosto de 2016 às 14:17
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Apertem os cintos: o governo do Estado do Rio vai decretar falência — é, falência mesmo. E até dezembro deste ano.

Ainda não há data fechada, embora o mais provável, claro, é que o anúncio só aconteça depois do segundo turno das eleições municipais.

Numa reunião para discutir os modelos de privatização da Cedae, na noite de quinta, economistas, autoridades do governo estadual e do BNDES falaram da bancarrota do Rio como algo concreto — e próximo.

O encontro aconteceu na Casa das Garças, instituto que reúne as cabeças que melhor entendem de números e de política fiscal.

Certeza

A falência deixou de ser prognósticos de rodinhas de conversas e discursos de sindicalistas.

Agora é assunto debatido por especialistas e gente com conhecimento de causa — e microfone em punho.

O Rio já quebrou.

Dúvida

Agora só resta saber quando será o anúncio.

Jornal Extra
 
Francisco Dornelles, governador do Rio
Francisco Dornelles, governador do Rio Foto: Domingos Peixoto / O Globo

 

Suspeitos são flagrados com maconha em Bom Jesus do Itabapoana

30 agosto de 2016 às 13:49
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) da 2ª Companhia do 29º BPM abordaram dois rapazes na tarde desta segunda-feira (29), na Rua Beira Rio, próximo do Loteamento do Isaías, em Bom Jesus do Itabapoana, apreendendo com um deles, pequena quantidade de maconha. Os PMs realizavam patrulhamento de rotina, quando após revista pessoal em F.C.S., de 24 anos, encontraram a bucha da erva, que o rapaz admitiu ser para uso compartilhado entre ele e o colega, que conduzidos até a 144ª Delegacia, prestaram depoimento, sendo posteriormente liberados.

Da redação da Rádio Natividade

droga BJI

 

Jovem morre após aula de educação física

30 agosto de 2016 às 13:10
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O estudante Alison Gabriel, de 14 anos, passou mal e morreu na tarde de segunda-feira (29), após participar de uma aula de educação física no Colégio Santa Mônica, no Cachambi, na Zona Norte do Rio.

O jovem foi socorrido na direção da escola e depois levado por uma ambulância para o Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte. Ele chegou ao hospital com quadro de parada cardiorrespiratória.

Em nota, o colégio Santa Mônica lamentou o ocorrido com o adolescente. "Comunicamos, profundamente consternados, o falecimento do nosso querido aluno da unidade Cachambi, Alison Gabriel. O Alison passou mal repentinamente no colégio, recebeu os primeiros socorros da nossa equipe e foi levado para o hospital, onde o atendimento foi imediato mas infelizmente não resistiu. Pedimos a Deus misericordioso que conforte os corações de seus pais, familiares, amigos, professores, funcionários e de todos que puderam ter o privilégio de conviver com o Alison", diz a nota.

O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Na manhã desta terça-feira (30), a família ainda cuidava da liberação do corpo. Muito abalados, os pais do menino não tinhma condições de falar com ninguém.

 

Pais de Alison estavam inconsoláveis na manhã desta terça (30) no IML (Foto: Leo Ferreira / TV Globo)Pais de Alison estavam inconsoláveis na manhã desta terça (30) no IML. Mãe do menino (de preto) não conseguia falar (Foto: Leo Ferreira / TV Globo)
 
Fonte G1

Tem promoção na Lanchonete do Marcinho!

30 agosto de 2016 às 11:56
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

As segundas e quintas feiras você comprará no cachorro quente e lanchonete do Marcinho: 

  • X Tudo mais Guaracamp por 10 reais,
  • Hamburguer mais guaracamp, por 7 reais!

#Partiu cachorro quente e lanchonete do Marcinho!

E ainda entrega na porta da sua Casa ou Empresa Ligue já (22) 998829973 ou (22) 99982-9973

Pra sua Comodidade Adicionamos um novo número e temos WhatsApp.
Aceitamos cartões Visa e Master,levamos a maquininha até você!

A Lanchonete do Marcinho fica localizada em frente à Igreja Nossa Senhora de Lourdes,na Cehab