A greve dos bancários dificulta o saque do seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou abono salarial. Porém, quem tem o Cartão Cidadão consegue realizar alguns dos serviços nas casas lotéricas ou terminais de autoatendimento de todo o país. Quem não tem esse cartão precisa procurar uma agência da Caixa Econômica que não esteja com atividades suspensas por causa da paralisação.
As pessoas com Cartão Cidadão, mas sem senha cadastrada, precisam ligar para o telefone 0800-7260-207 e, depois, efetuarem o cadastro em uma casa lotérica.
Os bancários reivindicam 14,78% de reajuste salarial, ampliação das contratações e fim das terceirizações, entre outros pedidos. No ano passado, a greve nacional da categoria durou 21 dias.
Veja como sacar:
FGTS
Nas lotéricas e caixas de autoatendimento, é possível consultar saldo e extrato de FGTS e efetuar saques até o limite de R$ 1.500. Nas casas lotéricas, são solicitados documento de identificação pessoal, cartão cidadão e senha pessoal.
Seguro-desemprego
Quem tem poupança ou conta Caixa Fácil tem a parcela creditada automaticamente. Os trabalhadores com Cartão Cidadão e senha cadastrada podem retirar o benefício em casas lotéricas, autoatendimento da Caixa ou correspondentes do banco. Os demais precisam procurar uma agência da Caixa Econômica que não esteja com atividades suspensas por causa da paralisação.
Abono salarial
O trabalhador pode sacar o dinheiro do abono salarial do PIS em caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. É necessário ter o Cartão Cidadão. Vale lembrar que quem possui conta individual na Caixa tem o benefício depositado diretamente na conta
Para os servidores públicos, o pagamento do Pasep é depositado diretamente nas contas do Banco do Brasil.