O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) desenvolveu um estudo em que analisou as competências comportamentais mais valorizadas dentro das empresas.
Cada empresa tem um perfil de profissional que considera o ideal, que pode variar de acordo suas necessidades e as mudanças do mercado. Portanto, segundo o IBC, para se tornar um profissional bem visto, é preciso se desenvolver de maneira completa, adquirindo competências tanto técnicas quanto comportamentais.
(Foto: Ilustração)
As competências técnicas são aquelas obtidas com a faculdade, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. Já as comportamentais são conquistadas a partir do autoconhecimento, que leva à compreensão e domínio sobre suas próprias habilidades, capacidades, oportunidades de melhoria e potencialidades.
De modo geral, existem algumas características profissionais que são valorizadas pelo mercado, independente da área de atuação, que são essenciais para alcance do sucesso na carreira. Veja abaixo:
Liderança
A capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, ou seja, extraindo o melhor de cada talento para alcance de grandes resultados e fazendo com que todas as pessoas consigam trabalhar em sinergia, é uma qualidade procurada por empresas de todos os segmentos.
Trabalho em equipe
Ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas e uma postura colaborativa é fundamental.
Bom humor
Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas.Isso torna a convivência mais harmônica e os resultados melhores, sem contar que você terá mais leveza em seu trabalho e irá contribuir para um clima organizacional mais favorável.
Relacionamento interpessoal
Relacionar-se de forma efetiva garante a empatia com os colegas e líderes, possibilita minimizar os conflitos, estabelecer novos amigos, ganhar seguidores e influência para obter colaboração em seus projetos.
Fonte:G1