Aplicativo traz jogo interativo sobre como combater o mosquito da Dengue

08 outubro de 2016 às 09:55
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika, tem mais um aliado, com o aplicativo Pega Mosquito, desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas (Prodam). O aplicativo é uma espécie que jogo no qual o usuário precisa cumprir tarefas que previnem a proliferação do mosquito.

Segundo o chefe da Divisão de Inovação do Prodam, Raphael Marinho, o jogo foi criado a partir da campanha nacional ‘10 Minutos contra a Dengue’ da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que orienta a população, por meio de uma cartilha, a reservar um tempo, pelo menos uma vez por semana, para eliminar os focos de criadouros do inseto.

“A ideia foi pegar essa cartilha e transformá-la em um minijogo, em que você tem um minuto para cumprir as missões, como verificar o pneu em casa, os vasos e assim por diante. Você vai fazendo essas coisas e vai ganhando uma pontuação. A gente colocou um recurso de 'gameficação' para aumentar o engajamento. A gente quis também promover um ranking onde as pessoas que estão participando sejam colocadas nesse ranking e sejam exibidas para todo mundo”, explicou Marinho.

De acordo com Raphael Marinho, a ideia é envolver crianças e adolescentes no combate ao mosquito. Mas a ferramenta também pode auxiliar profissionais da saúde.

“O foco principal é usar tanto na parte do ensino, nas escolas, ou seja, usar a web com as crianças e promover joguinhos e ensiná-los a combater com todas essas medidas de prevenção, como também focar nos agentes de saúde, se eles quiserem utilizar a web como uma maneira de checar se já foi feito tudo”.

O aplicativo Pega Mosquito por ser baixado em celulares com sistema android, na Google Play Store.

Fonte: Jornal O Dia

http://www.acritica.com/uploads/news/image/722776/1.jpg

Greve dos bancários da Caixa chega ao fim em todo o país. Trabalhadores voltarão ao trabalho nesta segunda-feira (10).

08 outubro de 2016 às 09:48
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A greve dos bancários da Caixa Econômica Federal terminou nos 7 estados onde havia sido mantida após assembleias regionais realizadas nesta sexta-feira (7). Os outros 19 estados encerraram a paralisação na véspera. A categoria retorna ao trabalho na segunda-feira (10).

Na véspera, a categoria decidiu por manter a paralisação em sete Estados: Amapá, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo

A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.

Fonte: G1

Assembleia com 2,5 mil pessoas decide pelo fim da greve da Caixa em São Paulo nesta sexta-feira (7) (Foto: Seeb/SP)Assembleia com 2,5 mil pessoas decide pelo fim da greve da Caixa em São Paulo nesta sexta-feira (7) (Foto: Seeb/SP)

PEC do teto de gastos pode inibir aumento real do salário mínimo

08 outubro de 2016 às 09:43
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A proposta de emenda constitucional (PEC) do teto de gastos públicos prevê que o salário mínimo – que serve de referência para mais de 48 milhões de pessoas no Brasil – deixará de ter aumento real, ou seja, acima da inflação, se o limite de despesas fixado pelo governo for superado.

Esse possibilidade consta do parecer do relator da PEC, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), já aprovado na comissão especial sobre o assunto.

Esse veto ao aumento real (acima da inflação) permaneceria até que as despesas retornassem aos limites previstos "não se restringindo apenas ao ano subsequente ao descumprimento do teto", segundo o texto.

Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado Federal, em duas votações em cada casa.

 

Se aprovado, o teto de gastos valerá por 20 anos, ou seja, até 2036. Com isso, o aumento real do salário mínimo só poderá ocorrer nesse período se o limite de despesas do governo não for superado.

Fonte: G1

Foragido da Justiça é recapturado pela polícia em Raposo

08 outubro de 2016 às 09:04
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Nesta sexta-feira (07/10) por volta das 10 horas e 30 minutos, na Rua Rosa Mazorque em Raposo, distrito de Itaperuna, um homem foi preso após abordagem policial.

Segundo os militares,F.D.C (Homem -35 anos) foi abordado, reconhecido e preso por ter um mandado de prisão contra si expedido pelo Justiça.

O fato foi apresentado a 139ª Delegacia de Polícia de Porciúncula, onde F.D,C ficou preso sob custódia da Polícia Civil.

O caso esta sendo investigado.

Imparcial Notícias

29-bpm

Hillux é roubada na BR 356 próximo a Cimento do Paraíso em Italva

08 outubro de 2016 às 08:57
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Na tarde desta sexta-feira (07/10) por volta das 13 horas e 45 minutos, um morador da Rua Aristides Gonçalves Souza, s/n, São Caetano – Italva, registrou roubo do seu veículo.

Segundo os policiais militares que acompanharam o caso, Z.R.S de 40 anos, relatou que teve sua TOYOTA HILUX CD4X4 SRV, PRETA roubada na BR 356 próximo a localidade do Cimento Paraíso em Italva.

Z.R.S  disse que foi assaltado por três elementos em um veículo de cor prata, não sabendo dizer se era um AUDI ou PEUGEOT, disse ainda ter visto o carona com uma pistola e o comparsa que estava no banco traseiro com algo parecido com uma espingarda.

Os bandidos o teriam mandado Z.R.S sair do carro e assumiram a direção tomando o sentido Itaperuna. O fato foi registrado pela vítima na 148ª Delegacia de Polícia de Italva que investiga o caso. O veículo  não foi localizado.

Procurada pelo Imparcial,  a Assessoria de Comunicação Social do 29º BPM,  disse que após ter ciência dos fatos, todas as medidas formais foram tomadas, o cerco foi realizado por todas as Companhias e as Salas de Operações do 8º Batalhão de Campos e do 36º Santo Antônio de Pádua foram informados do ocorrido.

Imparcial Notícias

hillux