Governo Federal libera R$ 9,3 milhões para reforçar prevenção de desastres no Estado do Rio de Janeiro

16 novembro de 2016 às 16:42
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O Ministério da Integração Nacional vai repassar R$ 9,3 milhões para o Rio de Janeiro ampliar as ações de prevenção a desastres naturais no Estado. De acordo com o Governo Federal, os recursos serão destinados na recuperação de 180 estações de sirenes e 60 pluviômetros, aparelhos que medem o nível de incidência da chuva em 12 cidades.

A iniciativa é uma medida de prevenção para o período de chuvas quando o risco de desastres aumenta.

Segundo o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho a medida visa restabelecer os serviços de alerta e alarme em pontos estratégicos de comunidades em áreas de maior vulnerabilidade.

"Isso é uma ação específica para o Estado do Rio de Janeiro, em função a peculiaridade da prevenção e isto compõe uma estratégia ampla de repasses de acordo com o diálogo que está sendo construído com cada Estado da Federação. Nós temos ações para combate a seca no Nordeste, temos ações de combate a enchentes, temos ações de reconstrução, por exemplo, em estados do Sul do país. De acordo com a peculiaridade de cada região e de acordo com a demanda de cada região e estado nós estamos agindo."

A verba enviada ao Rio de Janeiro vai atender por um período de um ano e vai beneficiar as regiões de Niterói, Angra dos Reis, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti, Queimados, Magé, Barra do Piraí, Areal, Barra Mansa, Mangaratiba e Cachoeiras de Macacu.

No início de novembro, o Ministério Público do Estado do Rio lançou o 'Projeto Morte Zero', justamente para alertar e prevenir a população do Rio sobre novas tragédias no Estado durante o período de chuvas no verão, para que não mais ocorram desastres como o da Região Serrana, há cinco anos, quando sete municípios foram atingidos por enchentes e deslizamentos de terra. Mais de 900 pessoas morreram em toda a Região Serrana, sendo cerca de 350 só na cidade de Teresópolis, outras 35 mil pessoas ficaram desabrigadas.

 

Folha de Italva

 

Deslizamento de rochas deixa dois mortos em Petrópolis

16 novembro de 2016 às 16:34
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Uma mulher de 49 anos e um idoso de 70 que foram soterrados no deslizamento de rochas na noite desta segunda-feira (14) no bairro Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do Rio, foram encontrados mortos na manhã desta terça-feira (15). As vítimas são Consuelo do Carmo e Paulo Roberto Souza. O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Rafael Simão, afirma que 70 toneladas de pedras rolaram em direção aos imóveis. A cidade é castigada por fortes chuvas desde o sábado (12) e cerca de 60 chamados para vistorias preventivas foram feitos.

Imóvel foi destruído pelas rochas que desceram da rua de cima (Foto: Bruno Rodrigues/G1)

O marido da mulher encontrada morta, um homem de 52 anos, foi resgatado na noite de segunda. Segundo Antônio Marcos, que é irmão dele, o casal estava vendo TV quando escutou um barulho semelhante ao de um avião e de repente tudo sumiu. O homem chegou a ficar soterrado, mas conseguiu se livrar da lama. Ele está internado no Hospital Santa Teresa. As buscas foram feitas por equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Os imóveis em um raio de 100 metros da região próximo à Rua Uruguai foram interditados, mas ainda não há a informação precisa da Defesa Civil de quantos são. Toda a área foi isolada e pelo quatro casas foram diretamente afetadas. Três foram totalmente destruídas. Na manhã desta terça ainda é possível escutar o barulho de pedras rolando.

O Diário do Noroeste

Manifestante é atingido por bomba de efeito moral em protesto na Alerj

16 novembro de 2016 às 16:28
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um manifestante foi atingido por uma bomba de efeito moral, na tarde desta quarta-feira, durante o protesto de servidores em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), no Centro do Rio. A informação é da "Globo News".

Por volta das 12h, a primeira grade em torno da Assembleia foi derrubada pelos manifestantes. neste primeiro dia de discussão dos deputados sobre o pacote proposto pelo Governo do Estado para tentar estancar a crise no Rio.

http://www.jb.com.br/media/fotos/2016/11/16/610x472both/1.jpgFoto:Jornal do Brasil

O Choque da PM, então, fez uso das primeiras bombas de efeito moral, gerando o primeiro momento de correria no local. Por volta as 13h30, um grupo tentou invadir a Assembleia, derrubando uma segunda parte das grades que cercavam o prédio. Um blindado da PM foi deslocado para o Palácio Tiradentes para reforçar o contingente policial.
 
Jornal Extra

 

Craque argentino é acusado de fumar maconha na concentração

16 novembro de 2016 às 16:04
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Apesar da vitória por 3 a 0 diante da Colômbia, quebrando um jejum de quatro jogos sem triunfos nas Eliminatórtias para a Copa de 2018, o clima na seleção argentina segue péssimo. Desta vez vez o pivô da polêmica é Lavezzi. O atacante foi acusado pela imprensa local de ter fumado maconha no hotel onde a Argentina estava concentrada para a partida desta terça-feira.

Jogadores argentinos anunciaram greve contra a imprensa local Reprodução Vídeo

Ainda de acordo com os meios de comunicação do país vizinho, esse foi o motivo de Lavezzi ter sido cortado do banco de reservas pelo técnico Edgardo Bauza.

A polêmica repercurtiu mal entre os jogadores e, depois da partida contra a Colômbia, os jogadores se reuniram na sala de imprensa do estádio de San Juan e, através do seu capitão Messi, anunciaram que os atletas não falarão com a imprensa argentina por tempo indeterminado.

"Preferimos estar assim, dar a cara antes de dar o comunicado, como já sabem, porque se sabe de tudo aqui, estamos aqui para comunicar que tomamos a decisão de não falar mais com a imprensa por causa de falsas acusações e falta de respeito(…) A gente já sofreu com muita falta de respeito e não vamos mais tolerar. O que falaram do Lavezzi é gravíssimo. Lamentamos por tomar essa atitude, mas é o que a gente precisa fazer. Vocês podem falar se jogamos mal, jogamos bem, mas falar da vida pessoal de cada um a gente não vai tolerar", anunciou Messi.

Com a vitória, a seleção Argentina subiu para a quinta colocação das Eliminatórias, com 19 pontos. O próximo compromisso dos argentinos será somente no dia 23 de março de 2017, quando enfrentará o Chile.

Jornal O Dia

2º suspeito de participação no estupro de meninas em Cambuci se entrega à polícia

16 novembro de 2016 às 15:59
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Suspeito de participação no estupro de um menor no final do mês passado, em Cambuci, Antônio Carlos de Lima Honorato, de 47 anos, se entregou à polícia na manhã desta segunda-feira (14). Foragido desde de que teve sua prisão decretada, o homem se apresentou espontaneamente ao plantão da 135ª Delegacia de Itaocara e de lá, após passar por exame de corpo de delito, seguiu para a Casa de Custódia de Itaperuna. Outro envolvido, já havia sido preso.

preso1-620x330

RELEMBRE O CASO:

A Polícia Civil de Cambuci solicitou nesta segunda-feira (31/10), a prisão provisória de dois homens de 46 e 47 anos, acusados de terem estuprado duas meninas de 10 e 11 anos, na tarde de ontem na periferia da cidade. A esposa e a filha, de 19 anos, do primeiro suspeito, teriam procurado a 142ª Delegacia para denuncia-los, depois que a moça flagrou os supostos abusos, no interior da residência da família, no bairro Xingonga.

Ainda de acordo com o que foi levantado, uma das crianças, a mais velha, seria filha do pescador, que a teria oferecido ao colega, enquanto ele abusava da outra, sua vizinha. O caso chocou a população e a previsão é de que o pedido de prisão, em regime de urgência seja apreciado nas próximas horas pelo judiciário. Em contato telefônico com distrital por volta das 17h, a reportagem da Rádio Natividade recebeu a informação de que o delegado Luiz Augusto Carvalho de Souza, escontrava-se na sede da comarca.

Rádio Natividade

Bruno Gagliasso vai à polícia prestar queixa de racismo sofrido pela filha

16 novembro de 2016 às 15:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Bruno Gagliasso esteve na manhã desta quarta-feira, 16, na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), no Rio, para registrar queixa por conta de comentários racistas contra a filha, Titi, de 2 anos. A menina foi adotada por Bruno e sua mulher, Giovanna Ewbank, este ano, no Malauí, na África. Uma foto de Titi publicada por Giovanna em uma rede social foi alvo de comentários preconceituosos. "Você e seu marido até que combinam, mas a criança que vocês adotaram não combinou muito porque ela é pretinha e lugar de preto é na África", escreveu um usuário cujo perfil já foi excluído.

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQa0_U9_jk_jymE0DRkSxF4VbB1kAacGao2MxxYwa4apIGTf6AEaw

O ator chegou ao local às 10h20 e conversou com a imprensa ao sair. "Preconceito é crime e eu vim aqui para falar disso, falar o que aconteceu, e falei a verdade. Agora a polícia vai atrás. Racismo se combate com amor e justiça. É por isso que estou aqui, para ir atrás de quem fez. Tenho 100% de certeza de que a polícia vai achar (quem fez as ofensas), vão ter que pagar pelo que fizeram", afirmou.

Luciana Tecidio Do EGO, no Rio

 

Pezão desiste de aumentar contribuição previdenciária dos servidores

16 novembro de 2016 às 15:39
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O governador Luiz Fernando Pezão (foto) desistiu do projeto de lei que cria contribuição previdenciária temporária de 30% para inativos e pensionistas que ganham até o teto do INSS de R$ 5.189,82. Mesmo com o sinal verde dado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que na última segunda-feira derrubou liminar que impedia a tramitação da medida, Pezão não vai reenviar o PL à Assembleia Legislativa (Alerj), que implementava alíquota extra de 16% para ativos.

Alegou que não enviaria de novo para evitar mais instabilidade. A pressão política e o fato de o presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB), ter devolvido a proposta para o Palácio Guanabara motivaram a desistência. Alternativas para aumentar a receita estão em estudo.

Jornal O Dia

 

Jovens são presos em flagrante por tráfico de drogas em Miracema

16 novembro de 2016 às 15:26
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

ave

Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas em ocorrências distintas, ao longo deste domingo (13), no município de Miracema. No interior de um terreno, na Rua Francisco Dias Tostes, na comunidade do Morro do Cruzeiro, militares do 36º BPM apreenderam após receberem denúncia anônima, 103 buchas de maconha, que estavam sob o poder de S. S. da S., de 20 anos. Pouco mais tarde, na Rua Dr. Monteiro, no mesmo bairro, os PMs que realizavam patrulhamento , abordaram R. M., de 18 anos, encontrando com ele, dez buchas da erva, além de R$  50 em dinheiro. Todos os envolvidos seguiram para o plantão de área da 142ª Delegacia de Cambuci, onde acabaram autuados em flagrante e transferidos para a Casa de Custódia de Itaperuna.

Fonte: Rádio Natividade- Via Gazeta do Noroeste