Alunos têm até o fim do ano letivo para devolver livros didáticos

25 novembro de 2016 às 14:57
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Estudantes dos anos iniciais das redes públicas de todo o país devem devolver às escolas os livros didáticos que utilizaram este ano para o uso de outros alunos em 2017. O prazo vai até o fim do ano letivo.

“A devolução é fundamental para o sucesso do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para que não haja falta de livros nas escolas, é necessário efetuar o controle de entrega e devolução dos exemplares pelos alunos, além de promover o remanejamento, caso ocorra sobra ou falta”, alerta Sonia Schwartz, coordenadora-geral dos Programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia responsável pelo PNLD.

Obras serão utilizadas por outros alunos no próximo ano

Grande parte das obras didáticas do PNLD é reutilizável. Confeccionado com uma estrutura física resistente, o livro tem durabilidade prevista de três anos, ou seja, deve ser utilizado por três estudantes em três anos consecutivos.

Para o ano letivo de 2017, os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) ganharão novos livros, de todas as disciplinas. Mas ainda haverá reposição e complementação de exemplares para os anos iniciais do ensino fundamental e o ensino médio, com o intuito de repor livros estragados ou não devolvidos e também para atender a demanda de novos estudantes.

Fonte: Portal Brasil, com informações do FNDE

 

Firjan pede a Pezão que vete projeto de lei que impede a concessão de isenções fiscais

25 novembro de 2016 às 14:49
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O sistema Firjan — que representa entidades ligadas à indústria estadual — enviou, ontem, um ofício ao governador Luiz Fernando Pezão pedindo a ele que vete, por completo, o projeto de lei que impede a concessão de novas isenções fiscais a empresas e produtos pelos próximos dois anos.

Segundo a entidade, o bloqueio a novos benefícios vai gerar um prejuízo superior a R$ 42 bilhões, além do desestímulo à chegada de novas indústrias.

O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) juntamente ao texto que aprovou o estado de calamidade pública financeira do estado. O projeto que veta isenções é de autoria dos deputados Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Lucinha, ambos do PSDB.

Jornal Extra
Pezão pode vetar projeto de lei
Pezão pode vetar projeto de lei Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

 

Droga é encontrada com rapaz em Bom Jesus

25 novembro de 2016 às 14:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Na noite desta quinta-feira (24) policiais militares em patrulhamento na Rua Filomena Cirilo – bairro Novo – Bom Jesus do Itabapoana, avisaram E.A.C., de 22 anos, se desfazendo de algo. Após abordagem e revista pessoal, foi encontrado com ele um cigarro de maconha.

O material e o acusado foram apresentados na 144ª Delegacia de Polícia que lavrou o Registro de Ocorrência e, após perícia, foi confirmado se tratar de cannabis sativa.

E.A.C.N foi indiciado no tipo penal do artigo 28 da Lei 11.343/06 e após prestar esclarecimentos foi liberado.

 

http://www.radioitaperuna.com.br/wp-content/uploads/2016/11/WhatsApp-Image-2016-11-25-at-09.40.32-300x160.jpeg

 

 

Aposentado é atingido por moto em Porciúncula

25 novembro de 2016 às 14:20
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um aposentado ficou levemente ferido após se envolver em acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira (24), no bairro Santo Antônio, Porciúncula. De acordo com o apurado pela Rádio Natividade, Miguel Luiz, de 68 anos seguia de bicicleta pela Rua Benjamim Alípio da Mata, quando teria sido atingido pela moto Yamaha modelo YBR, conduzida por Gleyson Augusto de Oliveira, de 23. Com escoriações pelo corpo, a vítima foi removida até o pronto socorro municipal, onde recebeu atendimento médico. A Polícia Militar assumiu a ocorrência, registrada na 139ª Delegacia.

Da redação da Rádio Natividade – Foto: Jornalismo/ Rádio Natividade

dsc_4354

 

Taxa de analfabetismo cai pelo quarto ano no Brasil

25 novembro de 2016 às 14:13
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A taxa de analfabetismo entre brasileiros com 15 anos ou mais caiu pelo quarto ano consecutivo, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na manhã desta sexta-feira (25). O índice foi estimado em 8% da população (12,9 milhões de pessoas). Em 2014, ele ficou em 8,3%; em 2013, a taxa era de 8,5% e, em 2012, era de 8,7%.

 

Em todas as regiões do país a taxa de analfabetismo caiu, com exceção da Região Norte, onde ela avançou de 9% para 9,1%, depois de quatro quedas seguidas. De acordo com os dados divulgados nesta sexta, a Região Nordeste continua registrando a taxa mais alta de analfabetismo no país. O índice ficou em 16,2% nos estados nordestinos, ante 16,6% na edição anterior da pesquisa.

Fonte: G1

Jovem é flagrado dirigindo embriagado em frente ao posto do BPRv

25 novembro de 2016 às 14:04
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

moto-xre

Policiais rodoviários estaduais(BPRv),em operação em frente ao posto 18,abordaram dois jovens em uma moto XRE 300,e constataram que o condutor estava com forte odor etílico e confessou que bebeu para os patrulheiros.O suspeito foi levado para a delegacia de Itaperuna,onde foi feito o exame do bafômetro e exame médico.O exame do bafômetro deu positivo e o médico deu negativo.O suspeito foi autuado por embriaguez e responderá em liberdade pelo crime.

Gazeta do Noroeste