Por: Renato Freitas
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia vão adotar a dose fracionada da vacina contra a febre amarela. Segunda a pasta, uma dose que antes era aplicada em uma só pessoa agora poderá ser usada em até cinco.
Crianças de 9 meses a 2 anos, pessoas com HIV e Aids, gestantes e viajantes internacionais vão continuar recebendo a dose padrão.
Com a decisão, o governo espera vacinar quase 19,7 milhões de pessoas em 75 municípios dos três Estados. Desse total, 15 milhões vão receber a dose fracionada e outras 4,7 milhões, a dose padrão.
A medida foi tomada depois que a Secretaria de Saúde de Guarulhos, na Grande São Paulo, informou nesta segunda-feira que um idoso de 69 anos faleceu em 25 de dezembro por febre amarela. Com isso, subiu para três o número de mortos pela doença no Estado. Assim como as outras duas vítimas, o senhor tinha visitado a cidade paulista de Mairiporã, a 39 quilômetros da capital. veja.abril.com.br/rfitaperuna o site do povo.