Por: Renato Freitas
ubiu para 31 o número de casos suspeitos de febre amarela em Mairiporã, município da Grande São Paulo. Destes, 11 são óbitos, 17 pacientes estão hospitalizados e 3 tiveram alta, informou a Prefeitura de Mairiporã. Os dados são de 13 de dezembro até esta terça-feira (9).
Vacina fracionada da febre amarela será aplicada em 52 municípios de SP; veja lista
Para o coordenador de controle de doenças do estado de São Paulo, Marcos Boulos, Mairiporã está em estado emergencial. Em reunião nesta segunda-feira (8), requisitada pela Prefeitura de Mairiporã, ficaram definidas medidas de apoio do governo à cidade, como visitas técnicas às unidades hospitalares.
Nsta terça-feira, a secretária municipal de Saúde de Mairiporã, Grazielle Bertolini, irá receber infectologistas do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Instituto de Infectologista Emílio Ribas.
Segundo a prefeitura, a equipe levará "suporte técnico para treinamento de médicos e enfermeiros que estão à frente no atendimento de casos suspeitos de febre amarela na cidade".
A cidade não tem uma unidade hospitalar com estrutura para receber doentes graves pela doença. Com isso, após a entrada no hospital municipal de Mairiporã, os pacientes em estado agudo estão sendo transferidos.
Segundo a secretária de Saúde de Mairiporã, Grazielle Bertolini, quem tem atendido "de pronto" as transferências é o Hospital Emílio Ribas, mas também há casos com suspeita em outros hospitais. "Estamos também com pacientes no hospital Albano de Franco da Rocha, temos paciente na saúde suplementar no município de Atibaia", disse ela. g1.globo.com/ rfitaperuna o site do povo.