Relembrando os grandes nomes e valorizando a arte. Cultura e informação você encontra no site RF Itaperuna.
Foto da Matriz São José do Avaí- Avenida Cardoso Moreira- Centro- Itaperuna- RJ.
Conheça um pouco sobre a sua história
O alemão nascido em 1910 na cidade de Aachem, Padre Humberto Lindelauf foi um dois mais notórios empreendedores residentes em Itaperuna. Responsável por obras que modernizaram a cidade tanto em padrões tecnológicos, de serviços, culturais e estéticos. Mudou-se para o Brasil fugindo da segunda grande guerra. Chegou a Itaperuna para assumir a Matriz São José do Avahy em 24 de Outubro de 1947, onde viveu durante 22 anos. Padre Humberto Lindelauf, era formado em arquitetura e engenharia civil, além de lecionar disciplinas como matemática, química, línguas e música. Sua mentalidade bem à frente de seu tempo e sua formação o permitiu empreender na construção de inúmeras igrejas, as quais esteve à frente.
Sua personalidade visionária levou-o a promover diversas ações, desde a construção de edifícios à instauração de novos serviços. Dentro das obras da igreja católica, ele foi responsável pela Matriz São José do Avahy, Matriz São Benedito, Matriz Nossa Senhora de Fátima e Paróquia Santa Rita de Cássia. Em questões de educação e de prestação de serviços, foi idealizador do Asilo Santo Antônio dos Pobres, Patronato (atual Casa Lar), Educandário São José, Monumento do Cristo Redentor, Hospital Regional de Itaperuna, Faculdade de Filosofia de Itaperuna, Companhia Telefônica de Itaperuna e outras de porte menor.
Sua obra mudou completamente os padrões de arquitetura e da relação da população com a cidade e criou símbolos itaperunenses que permanecem até os dias atuais. Em 1969 ele retornou para a Alemanha, falecendo nesse mesmo ano.
O legado deixado por ele permanece até os dias atuais, como nas entidades de cuidados com crianças e idosos e nas obras com finalidade religiosa. Na educação, ele idealizou e criou a Fundação São José em 1967, entidade marcante na história da educação não apenas de Itaperuna, mas de toda a região.
Fonte: Fundação São José