6º. DISTRITO DE ITAPERUNA
"O distrito de Boa Ventura, foi criado do de terras desmembradas do distrito de pela Lei nº1707 de 5 de outubro de 1952, tendo sido seu território constituído de terras desmembradas do distrito Nossa Senhora da Penha".1
ASPECTO FÍSICO
Limita-se ao Norte com o Município de Bom Jesus do Itabapoana, ao Sul e a Leste com o Município de Campos e a Oeste com o 1º distrito.
Possui uma área de 121 km2 e uma altitude de 98 metros acima do nível do mar, na sede do distrito. Apresenta um relevo de planalto e pequenos morros.
Em sua hidrografia destaca-se o rio Muriaé que serve de divisor político entre esse distrito e o de Nossa Senhora da Penha. E ainda cortado pêlos córregos de: Águas Claras, Santo Amaro e pelo Córrego da Chica. Esse córrego nasce na serra do Tardem, na fronteira do Município de Bom Jesus do Itabapoana e tem sua foz no rio Muriaé.
A origem do nome "Córrego da Chica", segundo os mais idosos do lugar, vem do fato de que os primeiros desbravadores ao chegarem aí encontraram uma xícara dentro do córrego, no local onde derrubaram a mata para morar. Deste dia em diante as pessoas passaram a denominar a região de "Córrego da Chica" pela pronuncia caipira.
Seu clima é quente e seco, com chuva de verão.
ASPECTO ECONÔMICO
No setor agrícola o café deu um grande impulso para o distrito, mas hoje o produto de destaque é o arroz, plantando-se também em menor escala o milho, feijão, cana de açúcar e hortaliças.
O forte da economia local é a pecuária com a criação de gado leiteiro e para corte.
O setor industrial é constituído de pequenas fábricas, como:
- 4 máquinas de beneficiamento de arroz
- 2 padarias.
- 1 moinho de fubá.
- 1 serraria de madeira 3
O comércio é pequeno, existindo 25 estabelecimentos comerciais distribuídos entre: bares, armazéns, açougue, farmácias, padarias, etc.
O distrito é cortado por duas rodovias, a BR 356 e a RJ 202, encontrando-se a segunda em projeto de asfaltamento e liga a BR 356 a Santo Eduardo. Além dessas rodovias, o distrito é cortado pelas estradas vicinais, que se encontram em péssimo estado de conservação.
O padrão de qualidade das habitações foi melhorando nos últimos tempos. Na zona urbana as casas são de tijolos, telhas e cimento. Há uma minoria de laje. Na zona rural as casas são de tijolos e telhas. Existem aproximadamente 625 casas em todo o distrito.
ASPECTO SÓCIO-CULTURAL
O distrito é dotado de duas zonas urbanas: a sua sede e a vila Córrego da Chica.
Boa Ventura conta com um reservatório d'água que foi construído em 1953, para abastecer a sede do distrito, sendo que em Córrego da Chica também existe um reservatório.
A rede de esgoto é bastante precária, não existindo em Córrego da Chica e nem na zona rural.
Os meios de comunicação existentes são: um subposto de correio e um posto telefônico, Ps1.
Tem luz elétrica desde 1953 e calçamento apenas num trecho da rua Senador Sá Tinoco.
Verifica-se a presença de dois cemitérios, sendo um na zona rural e outro na zona urbana.
O Time de Futebol da localidade é o "Aventureiro Futebol Clube".
A comunidade criou uma associação de moradores e tem uma "Creche Unidade Casulo", filiada à LBA, funcionando numa sala do Colégio da CNEC, que tem por finalidade atender o menor carente e suas famílias.
- Saúde:
A população dispõe de um sobposto em convênio da Prefeitura com o Estado que funciona precariamente, distribuindo alimentos para as famílias mais carentes. O médico leva meses sem aparecer em substituição ao mesmo atuam dois farmacêuticos e dois curandeiros, ficando os casos mais graves para serem atendidos na sede do Município.
Houve uma época em que os moradores se reuniram e formaram um Centro Social apoiados pelo Estado, que contava com um médico e uma assistente social, mas se extinguiu.
A religião predominante é a Batista, vindo a Católica e as demais religiões evangélicas a figurarem em segundo plano. Possui ao todo oito igrejas evangélicas e três católicas, entre igrejas e capelas.
- Ensino Estadual:
O distrito conta com uma boa rede de escolas estaduais, assim distribuídas:
- E. E. Senador Sá Tinoco, situada na sede do distrito, com 360 alunos e 19 professores. Funciona de ia a 8ª série e tem como diretora Gessy Cardoso Rosa.
Escolas de 1ª a 4ª série, com apenas uma professora:
1 - E. E. Córrego da Chica: com 58 alunos.
2- E. E. Fazenda Pedra Negra: com 18 alunos.
3 - E. E. Santo Antônio dos Milagres:
com 28 alunos.
4 - E. E. Águas Claras: com 4 alunos.
- Rede de Ensino Municipal:
O distrito possui 7 escolas municipais
de 1ª a 4ª série, funcionando com uma
professora.
- E. M. Águas Claras: com 16 alunos.
- E. M. Bom Futuro: com 25 alunos.
- E. M. Córrego das Pedras: com 27 alunos.
- E. M. Funil: com l2alunos.
- E. M. Porto da Madeira: com 14 alunos.
- E. M. Renê Luiz Ribeiro: com 17 alunos.
-E. M. Serrado Carvão: com 19 alunos.
Existe ainda o Colégio CNEC: "Colégio Floro Rosa" que funciona com o curso de Técnico em Contabilidade criado pela resolução n.º 124/SEEC/78, no dia 26/03/82.
Fonte: Itaperuna Online