Data publicação: 12 de junho de 2017
compartilhe:

COMENDADOR VENÂNCIO 4º DISTRITO DE ITAPERUNA



Por ser uma terra fértil, que oferecia garantias para o plantio do café, surgiram os primeiros fazendeiros, para introduzirem na região tal cultivo.
O desbravamento e colonização da região começou com a fundação e organização das grandes fazendas, até a criação do distrito:
"Em virtude do Decreto Estadual nº641, de 15 de dezembro de 1938, que fixou o quadro de divisão territorial, judiciária e administrativa do Estado, em vigor no qüinqüênio 1939-1943, foi criado no município de Itaperuna com território desmembrado do distrito de Laje, o distrito de Comendador Venâncio, permanecendo nesse mesmo município, no quadro fixado para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, pelo Decreto-Lei estadual nº1.056, de 31 de dezembro de 1943".1

ASPECTO ECONÔMICO

Uma figura que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico de Comendador Venâncio foi Nicoláo Bastos Filho.
Em 1935 foi inaugurada a Usina do Café, antigo Departamento Nacional do Café, para atender a produção cafeeira da região.
A partir de 1938 surge maior progresso com a instalação do Banco Predial do Rio de Janeiro, depois o Banco Fluminense da Produção, que não teve êxito e muitos perderam parcelas em depósito. Mais tarde foi criada a Cooperativa de Crédito Itapuca, idealizada por João Goulart Ligiero.

Em 1984, Venâncio conta com: 2 armarinhos, 6 armazéns, 1 padaria, 1 farmácia e 2 restaurantes e o motel "Rancho", localizado na rodovia BR 356.

Como os demais distritos, este tem sua fonte econômica na agricultura e pecuária.

- Energia:
Na Cachoeira da Fumaça, propriedade de Nicoláo Bastos Filho e José Cerqueira, foi fundada a Companhia Força e Luz Norte Fluminense em 1913, pêlos senhores Nicoláo Bastos Filho e Juliem Derene (Francês.)

Em 1914, funcionou Outro grupo fornecendo Força e Luz para Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Pirapetinga e Tombos, mais tarde abrangendo todas as localidades vizinhas. Em 1928, o prédio foi ampliado.

A atual usina Hidroelétrica de Comendador Venâncio possui 3 geradores: um data de 1913, Outro de 1925 e o 3ºde 1936. Todas de fabricação Suíça - Ataliers de Constr - Dérlikon - Zurich -Suisse.

No momento só um gerador está funcionando. Quando o rio está cheio sua capacidade é de 850kw diários.

A hidroelétrica ficou desativada de 1970 a 1981, atualmente funciona em 3 turnos, com 10 funcionários e seu trabalho é paralelo com outras usinas.

- O transporte ferroviário para cargas era feito 2 vezes ao dia, com itinerário de Itaperuna para o Rio. O expresso de passageiros seguia de Itaperuna para Muriaé, passando em Comendador Venâncio 2 vezes ao dia. O último trem a passar no distrito foi no dia 12 de março de 1972, quando foi desativada a ferrovia.

A Rodovia de acesso a Comendador Venâncio é a BR 116 e para Raposo é a BR 214. A localidade é servida pela Empresa de Ônibus 1001.

 Meios de Comunicação:

Comendador Venâncio possui um posto de Correios e Telégrafos instalado desde 1972 e um posto telefônico criado em 1950. Atualmente a localidade conta com 5 telefones na Sede Distrital e nas fazendas.
Em 1953, por iniciativa de alguns moradores, tendo à frente Aarão Garcia ao lado de Roque Garcia Tosta, foi inaugurado um cinema com o nome de "Cine São Roque", tendo como diretor Marçal Garcia Costa. O primeiro filme exibido foi "Sempre em meu coração". Em 1979, com o progresso da televisão, o cinema foi fechado.
Raposo: sua correspondência ficava guardada em Natividade até que os estafetas iam buscála, sendo que em 1971 foi instalado um posto de correio. Possui 8 telefones particulares, sendo que o posto telefônico foi criado em 1963.7

Esporte:

O futebol foi introduzido em Venâncio antes de 1930, por Aarão Garcia, Paulo Bastos e os jogadores Feijão, Campinha e Zezé.
E, 1950 foi adquirido o terreno que foi registrado nos estatutos e reconhecido de utilidade pública com a denominação de Esporte Clube Venancense, cujas cores são verdes e branco, possui estádio próprio com a denominação de "Estádio Aarão Garcia" em homenagem ao grande poeta e doador do terreno. No momento estão sendo construídas arquibancadas pelo Sr. João Ligiéro e outros.

Religião:
A 1ª Igreja Católica de Comendador Venâncio foi construída por Geraldo José Machado e a construção da 2ª Igreja foi confiada a Mozart da Costa Soares.
Possui também Igreja Batista, Assembléia de Deus e Centro Espírita.

 

Educação:
A 1ª escola da Comunidade funcionou numa das casas do Sr. Geraldo José Machado. Era dirigida por Natália Carvalhal, substituída posteriormente pela professora Maria Domingos, concluindo a década de 1910a 1920.9
Em 30 de abril de 1927 funcionava a Escola Mista nº5 da Estação da Laje, com 29 alunos, sendo que em 15 de julho de 1937 houve a junção da Escola Mista nº5 com a Escola Fazenda Niágara, formando assim o grupo Escolar Comendador Venâncio Garcia, funcionando em prédio estadual, localizado na rua Cel. Nicolau Bastos, tendo como primeira diretora Cecy Mendes de Oliveira Bastos. Atualmente, em 1984, funciona com 25 professores e 346 alunos, dirigida por Neli Souza Costa.
Antônio Goulart Cerqueira e Altair dos Santos F. Amaro foram os idealizadores do Ginásio Nicoláo Bastos Filho e deram os primeiros passos para sua fundação em 1959.0 ginásio funcionou por algum tempo no prédio do grupo até que em 3 de março de 1970 passou para estabelecimento próprio, doado pelo governador Paulo Torres, destacando a atuação do Sr. José Alves da Silva. O Colégio pertence à CNEC (Campanha Nacional da Educação da Comunidade), que, em 23 de dezembro de 1977, assinou um convênio com a SEEC (Secretaria Estadual de Educação e Cultura), graças aos esforços da então, dirigente do CRECT (Centro Regional de Educação Cultura e Trabalho) Lia Martinez. Em 1984, funciona de 5ª a 8ª. série e 2º grau com os cursos de Formação de professores e Técnico em Contabilidade, tendo 235 alunos e 27 professores.
Venâncio conta ainda com 7 escolas municipais de 1ª a 4ª série:
- Escola Municipal José Martins
- Escola Municipal Santa Rita
- Escola Municipal Carmo
- Escola Municipal São José
- Escola Municipal Cachoeira
- Escola Municipal Santa Clara
- Escola Municipal Monte Alegre. Possui também 12 Escolas Estaduais
de 1ª a 4ª. série.
- Escola Estadual Gomes Rosmaninho
- Escola Estadual Boa Sorte
- Escola Estadual Bom Destino
- Escola Estadual Cel. Balbino
- Escola Estadual São José
- Escola Estadual Francisco Ventura Lopes
- Escola Estadual José Américo Garcia
- Escola Estadual Mariana França Nogueira
- Escola Estadual São Francisco
- Escola Estadual Poço Fundo
- Escola Estadual Serrote
- Escola Estadual Fazenda Palmital.

 Saúde:

Por volta de 1947, Nicoláo Bastos Filho doou um terreno e uma quantia em dinheiro para a construção do "Posto de Saúde Farmacêutico Júlio Costa". O Estado e o povo também contribuíram muito para a construção do mesmo.
O 1º médico a atender no Posto de Saúde foi o Dr. Ary Rosmaninho, muito querido em Venâncio, pois além de ótimo médico foi sobretudo humanitário.
O Posto passou a Maternidade e mais tarde, devido a um incêndio, foi reformado, passando novamente a Posto de Saúde. Possui, em 1984, um consultório médico, um consultório dentário e um laboratório, oferecendo ainda vacinação, Programa de Nutrição e Saúde (PNS) e atendimento de enfermagem. Encontra-se sob a direção do Dr. José Cândido Rosmaninho.

Fonte: Itaperuna Online