A participação da equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Itaperuna no “IV ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, em Brasília, já rendeu frutos e colocou o município no mapa do Censo Agropecuário do IBGE de 2017.
A partir de 1º de outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizará o Censo Agropecuário em estabelecimentos agropecuários de cada um dos 5.570 municípios brasileiros. A parceria entre o município e o IBGE permitirá o acompanhamento das etapas das operações censitárias, desde o planejamento até a coleta de dados, permitindo um melhor aproveitamento desses dados no planejamento municipal e viabilizando uma gestão sustentável da cidade.
No encontro também foram discutidos assuntos de extrema importância para o município como arrecadação de ISS (imposto sobre serviços de qualquer natureza) e a desburocratização do sistema tributário, que permitirá uma maior conexão entre os secretários municipais e o Governo dando maior agilidade nos processos. O Presidente Nacional do SEBRAE, Guilherme Afif, disse que “a partir de agora é a vez dos municípios receberem o que nunca receberam dos tributos que ficavam sempre no Estado e no Governo Federal”.
De acordo com o contrato assinado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília, todo o processo de recolhimento de informações e divulgação será totalmente gratuito para o município.
DECOM