Por:Renato Freitas
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais duas mortes por febre amarela no Rio. As vítimas eram moradoras de Valença, no Sul Fluminense. O resultado foi confirmado, nesta segunda-feira, após exames realizados pela Fiocruz. Ao todo, três mortes pela doença já foram confirmadas, sendo duas em Valença e uma em Teresópolis, na Região Serrana. Há ainda oito casos suspeitos.
O órgão informou que, desde janeiro do ano passado, adota medidas preventivas e iniciou a criação de cinturões debloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença). "Vale destacar que, desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece", completou, em nota.
Corrida por vacinação provoca filas em postosPor causa dos novos casos de febre amarela, os postos de saúde no estado têm registrado filas enormes para a vacinação. Um dos locais mais cheios é a unidade do bairro Jardim Meriti, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Os moradores chegam antes das 6h para garantir um lugar na fila, mas, ainda assim, muitos não conseguem se vacinar.
Nesta terça-feira, o posto precisou dobrar o número de imunizações para 800 doses. Segundo relatos, os funcionários da unidade precisaram sair escoltados pela Guarda Municipal, já que houve tumulto em frente ao posto depois que as vacinas acabaram. www.odia.com.br/rfitaperuna o site do povo.