Data publicação: 17 de junho de 2015
compartilhe:

Por Lili Bustilho*

Polícia de proximidade. Este é o foco compartilhado pelo Comando geral da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro em cada reunião como a que aconteceu no Centro da Capital carioca, com a presença de comandantes de todas as Unidades de Polícia e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

Norte/ Noroeste Fluminense do RJ – O comandante do 6º Comando de Policiamento de área (6º CPA) coronel PM Baracho, participou da oficina de aperfeiçoamento ao lado dos comandos dos Batalhões, entre estes, os situados no Norte/Noroeste Fluminense : 36º BPM (Santo Antônio de Pádua) tenente coronel PM Castelano; 29º BPM (Itaperuna) tenente coronel Sylvio Guerra e 8º BPM (Campos dos Goytacazes) tenente coronel PM Marcelo Freiman.

Na ocasião, o comandante geral da PMERJ coronel PM Pinheiro Neto enfatizou a importância da proximidade da população junto das ações policiais. “O projeto do batalhão de proximidade quer aproveitar as boas práticas das UPPs, sistematizá-las e estendê-las como uma nova forma de polícia. E a missão dos oficiais a frente dos comandos é de extrema importância para a aproximação da população com a PM. As informações chegam através da sociedade e cabe a Polícia identificar a prevenção e agir em suas atribuições, caso contrário, buscar a parceria para o bem estar comum com outros órgãos competentes”, ressalta o comandante da PM.

Comandos integrados – Não haverá polícia de proximidade sem a presença do público em geral, assim define o coronel Pinheiro Neto. “Tenho a honra de ter uma equipe de qualidade, e considero a melhor equipe com conteúdo e conhecimento imenso. E vamos fazer uma grande mudança nos assuntos de segurança pública do Rio. Nesta reunião, por exemplo, a participação dos representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública dos municípios do Estado aumenta esta possibilidade de aproximação com a sociedade”, enfatiza o comandante.

O comandante do 6 CPA coronel PM Baracho reafirmou o compromisso de trabalho desenvolvido nas tropas do Norte/ Noroeste e região dos Lagos – área de abrangência de seu comando e também explicou a forma de executar o policiamento. “O policiamento ostensivo não tem segredo. É o policiamento feito com qualidade com técnica, com gente honesta, com gente decente com servidores públicos na acepção da palavra. Assim mantemos nosso trabalho em prol da segurança pública e de acordo com nosso comando geral ”, explica Baracho.

Itaperuna representada – O presidente do Conselho Comunitário de Segurança pública Orozimbo Valentim e a conselheira Nelma Lemos também participaram do workshop.

** Lili Bustilho é Jornalista e atua em Itaperuna-RJ/Campos dos Goytacazes- RJ.
Fotos 1 e 2- Lili Bustilho

Fotos 1 e 2- Lili Bustilho

PM

Veja mais no Blog do Nino Bellieny