A Prefeitura de Itaperuna intensificou na última quinta-feira (05) o combate ao Aedes aegypti no distrito de Retiro do Muriaé. O fumacê foi utilizado para eliminar o mosquito, que é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Em 2017, o prefeito Dr. Marcus Vinícius intensificou as operações de combate autorizando a manutenção de uma das máquinas profog, utilizadas na pulverização de inseticida, e que se encontrava parada há mais de 3 anos, de acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Diogo Mançano.
“É importante lembrar que a utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do mosquito transmissor, com casos notificados de acordo com as normas do Ministério da Saúde”, explica Diogo.
De acordo com o cronograma da Vigilância Ambiental em Saúde, os próximos bairros e distritos que receberão o fumacê serão: Surubi, João Bedim, Vinhosa, São Mateus, Frigorífico, São Francisco, Carulas, Niterói e Itajara.
O município também lembra que apesar do intenso trabalho realizado pelos Agentes de Controle de Endemias e pela Secretaria Municipal de Saúde, a população precisa fazer a sua parte não deixando água parada em recipientes como vasos de plantas, caixas d'água e piscinas destampadas, além de permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências.
DECOM