Data publicação: 29 de abril de 2017
compartilhe:

A cidade

Itaperuna é uma cidade na região norte do estado que faz limite com os estados de Minas Gerais e do Espirito Santo. A pequena cidade é bem pacata e um ótimo lugar para quem quer fugir da correria e relaxar próximo à natureza.

A região, que foi habitada pelos índios puris, passou a ser ocupada por bandeirantes a partir do século XVI. Estabeleceu-se ali a criação de gado e depois o plantio de café. No século XIX, se chamava Freguesia de São José do Avaí, por causa da Guerra do Paraguai.

A cidade fica em uma região de vales e por isso é muito quente durante o verão. Porém, no inverno pode chegar a 15ºC.

O trajeto da cidade do Rio de Janeiro a Itaperuna tem 315 km e pode chegar quase à 6h de viagem. A sugestão é aproveitar um feriado prolongado para partir em direção à calmaria.

O que fazer em Itaperuna

Itaperuna não é um destino óbvio para turistas. Não tem praia, não tem grandes picos, nem uma emocionante história. Mas há outras coisas que você pode encontrar por lá. O clima bucólico das árvores plantadas em fileiras e o canto dos pássaros à tarde é inspirador. Descanse ao sopé do morro e aprecie a paisagem encantadora.

Parque Raposo

As águas terapêuticas de Raposo são muito procuradas. Há 53 anos a fonte começou a ser usada por suas propriedades curativas. O Fontanário Raposo tem três águas diferentes com sabores e propriedades próprias. A água Soledade é aconselhada no tratamento de diversas doenças além da gastrite. Passe por lá e beba saúde!

Super Ita

Não é só em Raposo que tem águas especiais. Em Super Ita, você encontra as Águas de Cubatão, que começaram a jorrar em 1920. O lugar é super agradável e afastado do centro urbano. A paisagem repleta de árvores frutíferas destaca-se pelas imensas áreas de pastagem. Ótimo lugar para um pic-nic. Se chover, não tem problema. Lá tem pequenas cabanas para você se abrigar.

Cristo Redentor

Talvez você não saiba, mas em Itaperuna fica a segunda maior estátua de Cristo no Brasil. Bem no topo do Morro do Castelo, ponto mais alto da cidade, está o monumento de 20 metros de altura. Foi inaugurado em 1966. De lá a vista pra cidade é de tirar o fôlego. Nas noites de inverno, ele se destaca em meio a nevoa e parece flutuar sobre a cidade.

Festa de 10 de Maio

Maio é a melhor época para conhecer Itaperuna. No fim de semana mais próximo do dia 10, toda a cidade para pra festejar por quatro dias a “data magna do município”.  Tem rodeio, tem desfile cívico, tem solenidades, tem shows de música, tem roda gigante e muita comida típica.

Festa do Carro de Boi

No fim do mês, mais precisamente no ultimo domingo, acontece a Festa do Carro de Boi. É quase uma semana de festejos que tomam conta de toda a cidade. Fazem concurso de cavaleiros, feira de artesanato e um famoso leilão de prendas.

Fonte: Meu RJ