Uma explosão em frente a um restaurante deixou um morto e mais 12 pessoas feridas em Ansbach, no sul da Alemanha, neste domingo (24). Segundo a polícia, o morto é um refugiado sírio de 27 anos que explodiu o artefato. Três pessoas estão em estado grave.
Joachim Herrmann, ministro do Interior de Baviera, disse que o homem teve a solicitação de asilo recusada há cerca de um ano, e que, aparentemente foi impedido de entrar em um festival de música que ocorria nas proximidades do local da explosão por não ter ingresso. O evento com cerca de 2.000 pessoas precisou ser esvaziado e cancelado após o ocorrido.
Herrmann acrescentou ainda que o conteúdo encontrado na mochila do sírio era suficiente para matar e ferir muitas pessoas. Ele não descartou que o ocorrido seja um atentado de um radical islâmico, mas afirmou que ainda faltam evidências.
Ainda segundo o ministro, o sírio havia tentado se matar duas vezes, e foi hospitalizado em uma clínica psiquiátrica. Ele chegou da Síria há dois anos e vivia na Alemanha com um visto residência provisório.
O centro de Ansbach foi tomado por socorristas e a polícia bloqueou todos os acessos. A cidade, com cerca de 40 mil habitantes, é a sede de uma base do Exército dos Estados Unidos e da 12ª Brigada de aviação de combate.
Matéria Completa no G1