Data publicação: 15 de abril de 2014
compartilhe:

Semana passada, caminhando, vi uma cena que me encantou: mulheres fazendo a limpeza do calçadão. Até aí tudo bem! O diferencial é que estavam sorridentes...pareciam de bem com a vida. Terminada a tarefa, iam para outra área, quando percebi que caminhando com essas mulheres, iam juntas a feminilidade, a garra, a beleza.

Foi então que me lembrei que certa vez minha filha pediu-me para escrever algo sobre mulheres poderosas, mais ou menos um assunto de um livro que ela acabara de ler. Hum..., pensei.... e pensei...mulheres poderosas... Ao longo da História temos um grande arquivo sobre elas. Mulheres de ontem e de hoje, de lugares diferentes, de contextos diferentes, com suas diferenças, mas que na verdade têm alguma coisa em comum.
Historicamente, temos um grande número de mulheres incrivelmente poderosas que de uma forma ou de outra mudaram o rumo da historia do mundo e do Brasil : Cleópatra, Maria Antonieta, Joana D´Arc, Escrava Anastácia, Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Indira Gandhi, Evita Perón, Grace Kelly,Rosa Luxemburgo, Frida Kahlo, Chiquinha Gonzaga, Anne Frank, Carmem Miranda, Imperatriz Teodora de Bizâncio, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce,Diana de Galles, etc .
Mas naquele calçadão, eu vi poder também na mulher comum, trabalhadora, que encara um serviço sem preconceito nenhum. Essas mulheres poderosas e de uma elegância natural gentilmente me deixaram fotografá-las. Os tempos mudaram. As mulheres lá no início dos anos 60, gritaram por igualdade e liberdade . E olha... conseguiram – com louvor.E aí estão, essas mulheres que também são poderosas na vida, na atitude e com seus uniformes de trabalho, esbanjam elegância natural, porque sabem valorizar o que fazem, sabem valorizar os pequenos gestos, atenções, delicadezas... sabem escutar, dar atenção, dar um sorriso...e passar um batonzinho básico para se sentirem mais bonitas. E são... gente bonita!!!
Elas simbolizam todas as Solanges, Denises, Aparecidas e Lúcias....que com fibra e personalidade enfrentam a luta do dia a dia, num trabalho que antes era função masculina, mas que encaram com bom humor, competência e responsabilidade. E com tudo isso, ainda se
fazem bonitas e conseguem ser felizes.
Trabalham o dia inteiro, voltam para casa e ainda cuidam da família.São heroínas de uma vida que não cansa de lhes exigir cada vez mais . E elas? ...Elas correspondem a todas as expectativas.
Essas mulheres poderosas sabem o terreno em que estão pisando, sabem o que querem. E o que elas querem? Simples! Elas querem , podem e merecem a felicidade!
Bem...essas são as mulheres que podem ser representantes de todas nós mulheres que batalhamos para melhorar no nosso dia a dia.
E dando uma “roubadinha” na frase utilizada pela cantora Paula Fernandes, na música do vídeo abaixo...” Você mulher...seja como for, o que importa é ser você...”, ofereço a todas as mulheres trabalhadoras comuns ou não, que merecem ser aplaudidas e comemoradas.
Fique na paz! Obrigada, gente bonita! Valeu!!!
Dilene Germano