Data publicação: 23 de janeiro de 2018
compartilhe:

Por: Renato Freitas

Resultado de imagem para fotos do lula

O julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, amanhã, terá reforço na segurança no entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. O acesso ficará restrito a partir de hoje por via "aérea, terrestre e naval", segundo o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer. Além disso, atiradores de elite vão ficar no topo de edifícios próximos ao tribunal com a função de observadores.

"Atirador de elite é na verdade um observador, vai atirar em último caso numa condição excepcionalíssima. Vamos trocar a expressão por observador privilegiado, inclusive fotografando e filmando", tentou minimizar o secretário de Segurança.

Os esclarecimentos em relação ao esquema de segurança, que envolve dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais, foram prestados ontem. Schirmer, no entanto, evitou detalhar custos e o tamanho do efetivo envolvido na operação, dizendo apenas que as forças de segurança integradas terão o "efetivo necessário" para garantir a manifestação.

Aeronaves farão o monitoramento do espaço aéreo, e embarcações das forças de segurança já estão sendo posicionadas na orla do Rio Guaíba, nas imediações do TRF-4. Há, inclusive, a possibilidade de se utilizarem aeronaves para o transporte dos desembargadores até a Corte, caso haja risco ou impedimento para o transporte rodoviário.

Por via terrestre, a restrição será demarcada por meio de gradis e a presença de efetivo policial. Órgãos públicos ficarão fechados a partir das 12h de hoje, e cerca de 20 linhas de ônibus terão rotas desviadas.

"Nós vamos estar preparados para identificar quem queira fazer qualquer manifestação que contrarie a legislação, inclusive mascarados", enfatizou Schirmer.  O Dia/rfitaperuna o site do povo.