O dia marca a posse da primeira Câmara eleita em Itaperuna em 1889
Na história de Itaperuna, o dia 10 de maio ficou marcado como data mais importante por causa do dia que foi realizada a eleição que escolheu a primeira câmara republicana do país, em pleno regime monárquico. Nas outras cidades, geralmente comemora-se a data de elevação à categoria de cidade. Em Itaperuna, tal fato aconteceu no dia 6 de dezembro de 1889. Pelo Decreto nº 2, a Vila São José do Avaí foi elevado à categoria de cidade com o nome de Itaperuna.
Este mesmo decreto criou a comarca local e 11 distritos, muitos já emancipados: São José do Avaí (Itaperuna), Nossa Senhora da Penha (Aré), Laje do Muriaé, São Sebastião da Boa Vista, Natividade do Carangola (Natividade), Santo Antônio do Carangola (Porciúncula), Varre-Sai, Santa Clara do Carangola, Arrozal de Sant’Ana do Itabapoana (Rosal), Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio do Itabapoana (Calheiros).
No entanto o dia 4 de julho que foi o dia em que tomou posse os primeiros vereadores eleitos pelo voto popular e não pode ser esquecido em nossa história.
O dia 4 de julho deve ser entendido como o principal momento para a vida legislativa de Itaperuna, pois foi naquele dia que tomou posse a primeira Câmara de Vereadores com maioria republicana em pleno regime monárquico.
Os primeiros vereadores de Itaperuna foram: Francisco de A. Ribeiro dos Santos (presidente), José Domingues da Silva, Antônio Gonçalves Sobrinho, Carlos Augusto de Araújo Reis, Capitão Joaquim Custódio Fernandes, Luiz Vieira de Resende e Malvino Malveira da Motta.
Hoje a Câmara de Itaperuna também continua fazendo história depois de 128 anos. Nesta legislatura, pela primeira vez na história, uma mulher assumiu o cargo máximo do legislativo itaperunense. Amanda Correa de Oliveira Braga, a Amanda da Aidê, aos 35 anos, se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da casa.
(*) Com informações de Marcos Vinicio Dias Ribeiro