Seis hospitais federais do Rio de Janeiro estão reservando leitos para possíveis atendimentos médicos durante a Olimpíada. São 135 vagas que não podem ser ocupadas por outros pacientes. Alguns deles, que tinham cirurgias já agendadas, foram informados na semana passada de que os procedimentos estavam desmarcados.
Nesta sexta-feira (22), a GloboNews flagrou, em uma enfermaria do Hospital Federal de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, um aviso em que se lê “leito bloqueado pra Olimpíada”.
A decisão de reservar os leitos, segundo o Ministério da Saúde, serve para deixar os hospitais prontos para atender situações de emergência referentes aos Jogos.
O irmão de um paciente internado no Souza Aguiar com um tumor no intestino contou que o parente foi encaminhado para o Hospital Federal de Bonsucesso. Após fazer todas as etapas para a internação, ele ouviu que o paciente não poderia ficar no hospital devido aos Jogos.
O Ministério da Saúde disse que não há qualquer bloqueio de leitos ou suspensão de cirurgias eletivas nos hospitais e institutos federais do rio de janeiro. E está mantido o atendimento regular nessas unidades, inclusive no período dos jogos olímpicos.
Matéria completa no G1/RJ