Um grupo de estudantes criou um projeto para alimentar os cães de rua em São João da Barra, no Norte Fluminense. A iniciativa é acessível a todos. A geladeira modificada é utilizada como reservatório de ração e água. O objetivo é que todos possam doar.
Cerca de cinco jovens, com apoio dos professores, resolveram utilizar uma geladeira para arrecadar rações e água para os animais de rua. De acordo com o professor Fernando Lobato, é raro uma pessoa pegar um animal de rua para cuidar e, com esse frio, os animais acabam ficando sem alimentação.
A iniciativa foi do estudante Gabriel Alves, que queria reunir a turma para marcar o final do ano letivo. O resultado não poderia ter sido melhor. “Como a turma não ia ter formatura no final do ano, resolvi fazer alguma coisa que juntasse a turma pra ficar marcado. Enquanto tem um movimentando, acho que dá esperança para os outros”, disse Gabriel.
A ideia é que toda população possa participar dessa iniciativa doando ração e água. A forma de doar é simples, basta ir até o depósito e despejar a ração. Conforme os cachorros comem a ração desce sozinha, e com isso, a bacia nunca fica vazia. O objetivo é sempre manter o reservatório cheio.
Os estudantes já fazem parte do projeto “Jovens Solidários” que arrecadam alimentos para pessoas carentes.
“Essa ação coletiva precisa ser permanente. É preciso que as pessoas doem um pouco de si”, ressaltou Fernando.
Ainda de acordo com ele, mais duas geladeiras estão sendo preparadas para se tornarem depósitos de ração. A doação foi feita pelas escolas de samba da cidade.
“Nós já temos duas geladeiras, o Congos doou uma, o Chinês doou uma, e a gente já vai fazer uma para Grussaí e outra para São Pedro e tem novidades, nós já estamos fazendo o hotel para os cachorros com caixa n’água”, acrescenta o professor.
Fonte: G1 – Norte Fluminense