Rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, atinge nível crítico (Foto: Mauro Teixeira/Ascom Pádua)
A seca no Rio Pomba, que abastece Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, levou o governo municipal a suspender as aulas nas escolas públicas nesta quinta (28) e sexta-feira (29). Nesta quarta-feira (27), a empresa Águas de Pádua, responsável pelo fornecimento de água na cidade, interrompeu o serviço para realizar uma obra emergencial que deve minimizar o problema.
De acordo com a Secretaria de Educação, as aulas também foram supensas nos distritos de Monte Alegre, Santa Cruz e Marangatu.
Segundo a Águas de Pádua, o reparo vai ajudar na captação de água, pois o nível do Rio Pomba está abaixo da média por conta da estiagem que atinge o Noroeste do Estado do Rio. Ainda de acordo com a concessionária, o nível do rio está em 40 centímetros, e o ideal para o período são 80 centímetros. O baixo volume de chuva no Norte e Noroeste Fluminense é o responsável pelo problema.
Estiagem no Norte do Estado
Nesta semana, as prefeituras de Itaocara e Miracema, no Noroeste Fluminense, decretaram situação de emergência por conta da estiagem que atinge as cidades. De acordo com os decretos, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição "de bens necessários às atividades de resposta ao desastre".
De acordo com a Defesa Civil de Miracema, choveu apenas 18 milímetros em 2017, sendo que o ideal seriam 100 milímetros. Em Itaocara, segundo a Prefeitura, não há registro de chuva há três meses.
Ainda nesta semana, a concessionária responsável pelo abastecimento de água de Varre-Sai e Miracema, divulgou uma nota informando que os moradores das duas cidades devem consumir água de forma equilibrada e evitar o desperdício, visando evitar problemas maiores de abastecimento.
Fonte: G1