Durante o mês de junho a maioria das cidades brasileiras comemoram as famosas festas regionais e culturais, as festas juninas.
Com o intuito de proporcionar entretenimento e descontração aos pacientes dos CAPS em Itaperuna, a Coordenação de Saúde Mental realizou o “ARRAIÁ DA ALEGRIA PÁ TÚ DANÇA”, onde clientes, familiares, profissionais, usuários do serviço ambulatorial, colaboradores e amigos participaram, em um clima de animação e alegria.
Os técnicos de Educação em Saúde da Coordenação de Saúde Mental realizaram uma peça teatral de um casamento na roça, repercutindo em risos e aplausos de todos ali presentes.
O prefeito Alfredo Paulo Marques, o Alfredão, participou do evento e elogiou o trabalho. “As pessoas que sofrem com os transtornos mentais devem ser respeitadas e ter seus direitos garantidos. O término da institucionalização dos serviços de hospital psiquiátrico é a prova disso. É necessário valorizar a inserção dessa clientela na sociedade, afinal, eles não são diferentes de nós, somente necessitam de atenção especial”, menciona o prefeito.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Ana Maria Ferreira Soares (Enfermeira Ana), o evento é de suma importância para os assistidos. “Quando optamos em fazer o arraial em um lugar público e aberto, demos um salto enorme no avanço à inclusão dessa clientela, junto à sociedade. A sociedade pôde ver nosso trabalho e como aqueles que são atendidos pelo serviço se portam”, diz.
A Enfermeira Ana finalizou parabenizando a todos os funcionários, familiares e colaboradores. “Sem a participação de todos vocês e a vontade de acontecer, nada disso teria sido feito. Dedico a eles o sucesso do evento e também ao secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys, que nos proporcionou a logística dos banheiros químicos, tão importante para os que participaram da festa. Essa interação é muito gratificante”, conclui a coordenadora.
Fonte: O Diário do Noroeste