A subprefeitura do distrito de Raposo, em Itaperuna, realizou nesse domingo (19) o “Domingo sem Hipertensão”. O evento foi através da Secretaria de Saúde com o apoio da Universidade Nova Iguaçu (UNIG) e contou com a presença do prefeito Dr. Marcus Vinícius e o secretário de Saúde, Dr. Alexandre Martins.
Durante todo o dia, cerca de 220 pessoas foram atendidas, dentre elas, 16 medicadas, por estarem com pressão alta, 60 fizeram testes de glicemia onde quatro pessoas foram constatadas com diabetes e medicadas com insulina, essas não sabiam que tinham a doença.
De acordo com o subprefeito do distrito, Emyliandro Bastos, a população de Raposo não tinha muita informação sobre a doença e, por isso, a importância de realizar o evento, que também teve a parceria do estudante de medicina e morador de Raposo, João Gabriel Bastos. “O evento também foi para informar que, a partir de março, agentes da saúde começarão o trabalho de visitação nas casas para as famílias serem atendidas e receberem informações sobre os cuidados com a saúde”, disse.
Segundo o encarregado da Unidade Básica de Saúde do distrito, Marcos Lopes, há cinco anos o distrito não possui agentes fazendo esse trabalho e os últimos dados, de 2011, mostram que foram constatados 408 moradores hipertensos, sendo 98 deles diabéticos, muitos deles não se tratam.
A Hipertensão Arterial aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Cardíaca e Renal, Impotência Sexual, além de outras complicações.
Para saber mais sobre a doença e fazer exames de glicemia e pressão arterial, os moradores de Raposo podem procurar atendimento na UBS do distrito de segunda à sexta-feira das 7h às 16h. Nos finais de semana, a UTI móvel funciona das 19h de sexta-feira às 07h de segunda, no pátio da UBS, com um médico e enfermeiro de plantão.
DECOM