Como manda a tradição, esta quarta-feira (27) é dia de a criançada circular à procura de doces. A distribuição das guloseimas faz parte do dia de Cosme e Damião. A dupla é festejada por várias religiões. Entre católicos, a data foi comemorada nesta terça-feira (26).
Nesta quarta, os festejos ocorrem na umbanda e no candomblé. Em 1º de novembro, são os fiéis católicos ortodoxos que prestam homenagem aos santos e, em julho, é a vez de os ortodoxos gregos comemorarem.
Cosme e Damião, gêmeos, são considerados protetores das crianças. Por isso, distribuem-se balas, chocolates e outros doces para elas.
História
Considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos, os irmãos gêmeos, nascidos na Ásia, no século terceiro, ficaram conhecidos por curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro.
Considerados feiticeiros pelo imperador romano Deocleciano, os cristãos afirmavam que faziam o trabalho com base nos ensinamentos de Cristo e acabaram perseguidos e mortos. Por não negarem sua fé, Cosme e Damião tornaram-se mártires e foram canonizados.
Fonte: A Tribuna