N. SRA. DA PENHA (ARÉ) 2º DISTRITO DE ITAPERUNA.
"O distrito de Nossa Senhora da Penha foi criado por deliberação estadual datada de 9 de setembro de 1890, sendo sua criação confirmada por Decretos estaduais de n.º 1, de 8 de maio de l A de 3 de unho de 1982.
O distrito da Penha, de acordo com as divisões administrativas de 1911 e 1933, territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como o quadro anexo ao Decreto-Lei estadual n.º 392-A, de 31 de março de 1938, pertence ao município de Itaperuna, onde também figura, segundo o quadro fixado pelo Decreto estadual n.º 641, de 15 de dezembro de 1938, em vigor no qüinqüênio 1939-1943-1943.
Por efeito do Decreto-Lei estadual n.º 1.056, de 31 de dezembro de 1938, em vigor no qüinqüênio 1944-1948, o distrito da Penha, do município de Itaperuna, passou a denominar-se Nossa Senhora da Penha.
Pelo Decreto-Lei estadual n.º 1 .063, de 28 de janeiro de 1944, o distrito de Nossa Senhora da Penha foi ordenado como 2º do Município de Itaperuna, situação mantida pela Lei nº6 de 11/08/1947"1
Pelo Decreto-Lei n.º 1.707 de 5 de outubro de 1952, foi desmembrada terras do distrito de Nossa Senhora da Penha para formar o distrito de Boa Ventura, ficando o distrito com menor área.
Atualmente em 1984, a sede do distrito de Nossa Senhora da Penha está localizada no território de Aré, visto que este desenvolveu-se mais, por se encontrar melhor localizado, oferecendo maiores facilidades de comunicação, transportes, etc. . . para os moradores. Aré está localizada paralela à Rodovia BR/RJ 186, enquanto que a Vila de Nossa Senhora da Penha situa-se mais no interior, dificultando o acesso de seus moradores a sede do município.
O Cartório de Paz foi transferido também para Aré, entretanto o distrito mantém o nome de Nossa Senhora da Penha.
O nome Aré:
Antes de ter o nome Aré, esta localidade era conhecida como São Domingos, mas a RFF S/A que tinha aí duas estações - uma em São Domingos e outra em São Caetano - via-se atrapalhada, pois não era raro aparecer em mercadorias destinadas a São Domingos, mas não o mesmo São Domingos do município de Itaperuna, daí a necessidade de mudar a denominação para Aré, nome de um antigo morador de origem indígena que habitava a local idade 2.
Segundo informações de alguns habitantes da localidade o distrito foi visitado pelo Imperador D. Pedro II que veio de trem até a estação da RFF S/A e daí transportado em carruagem até a fazenda São Domingos, pertencente ao distrito. Os móveis dos aposentos usados pelo imperador foram levados para Campos e adquiridos por um comprador, quando era então proprietário da fazenda o Sr. Cândido Martins, que também mandou retirar da mesma todos os utensílios utilizados para a tortura de escravos ali existentes.
ASPECTO ECONÔMICO
- A agricultura do distrito teve fases distintas:
A primeira, em que cultiva-se o café, milho, algodão e cana-de-açúcar, principalmente. Nessa época, o arroz não tinha grande produção, já que era plantado em locais secos, pois não conheciam as técnicas de irrigação, ficando a produção por conta da natureza 7.
A segunda diz respeito a decadência das culturas acima citadas, menos a cana-de-açúcar e o milho, e a ascensão da produção do arroz, agora cultivado dentro de áreas e técnicas adequadas.
Atualmente, encontramos as culturas do arroz, milho, tomate, feijão, cana e as de subsistência.
Houve ainda, no distrito, o desenvolvimento da suinocultura, principalmente na década de 40, chegando a haver exportação para cidades como Petrópolis e Rio de Janeiro, através dos vagões da RFF
S/A.
- Indústria:
O distrito conta com uma Companhia de Usina e Destilaria - São Pedro Atualmente desativada e que teve sua fundação na segunda década deste século.
Essa usina foi no passado responsável pelo desenvolvimento econômico da região, visto que uma grande área era cultivada para se obter a matéria-prima necessária à sua capacidade de produção que era de 250 mil sacos por semestre, gastando 200 mil carros de cana essa quantidade. Em 1974 ela passou a ser grande Indústria de Álcool com um maquinário completo e moderno para a fabricação e exportação desse produto e uma produção de 90 mil litros em 24 horas.
A Usina São Pedro foi desativada porque a terra onde se plantava a cana-de-açúcar não lhe pertencia e o contrato de arrendamento da mesma terminou e não foi renovado, ficando a empresa sem a sua fonte principal de produção que é a cana-de-açúcar. O fornecimento dos proprietários particulares para a usina não suficiente ao seu funcionamento.
O distrito possui ainda uma máquina de beneficiar arroz e três serrarias 8.
- Comércio:
Atualmente em 1984, existem, dentro da zona urbana do distrito, onze casas de comércio, entre açougue, bar, armazém, armarinho e barbearia.
Na zona rural existe quase uma dezena de pequenos pontos de comércio de secos e molhados.
Verifica-se ainda a presença de um motel "Shalon", uma churrascaria, um posto de gasolina e dois bares e restaurantes todos situados às margens da BR/RJ 186.
- Transporte:
O distrito é servido pela BR/RJ 186 e ainda por estradas municipais que se ligam ao distrito. Por isso, conta com várias empresas de ônibus.
ASPECTO SÓCIO-CULTURAL
- Urbanização, Abastecimento e Comunicação:
Somente na década de6O é que se processou o calçamento da avenida principal da sede do distrito e melhorou seu sistema de esgoto sanitário.
O abastecimento d'água existe há bastante tempo, levado às residências através de bombas que retiram a água do rio, porém, o tratamento da mesma só começou a ser feito na década de 80.
O distrito comunica-se através de uma sub-agência dos correios e um telefone público.
Os sinais da rádio do município chegam até o distrito assim como os sinais das emissoras de televisão e rádios de outras cidades.
- Saúde:
Nossa Senhora da Penha possui um posto de assistência médica criada pela Prefeitura há aproximadamente 10 anos em convênio com o Estado, mas o mesmo encontra-se desativado. Isso obriga a população a procurar assistência médica em Itaperuna, com todas as dificuldades.9
- Religião:
Existe uma igreja católica e duas protestantes em Aré. Uma outra Católica em Nossa Senhora da Penha e em São Caetano, assim como algumas capelas, e alguns templos protestantes menores.
O distrito não conta com padre ali fixado, sendo servido pêlos padres do distrito-sede (Itaperuna).
O distrito conta com as seguintes escolas estaduais atualmente.
Fonte: Itaperuna News Foto: Flickriver