Por:Renato Freitas
O Corpo de Bombeiros iniciou nesta terça-feira (28) a Operação Verão 2018 nas praias de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense.
Segundo a corporação, serão 45 homens atuando em prevenção e socorro a afogamentos na praia do Farol de São Thomé, em Campos, e nas praias de Grussaí e Atafona, em São João da Barra.
Ainda de acordo com os Bombeiros, na operação do ano anterior foram realizadas 1.890 ações de prevenção e 720 socorros na região. Os agentes contarão com nadadeiras, duas motos aquáticas e duas viaturas durante a operação, que vai até março de 2018.
Segundo o comandante das Atividades e Salvamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, coronel Sérgio Luiz Coutinho Vincenzi, a conscientização dos banhistas é de grande importância para evitar riscos de afogamentos.
“Até o início do mês de novembro deste ano, contabilizamos 26.875 socorros realizados nas praias do estado. É um número bem grande quando se pensa em risco de morte. Precisamos de uma conduta consciente para que o lazer não se transforme em acidente. A população pode contar com a nossa orientação, se preocupando em obedecer a sinalização. Na dúvida, a recomendação é não se expor ao risco, procurando um guarda-vidas antes de entrar na água”, ressaltou o oficial.
Recomendações do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos:
Procurar sempre os locais onde exista um posto de guarda-vidas;
Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;
Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;
Não ingerir bebidas alcoólicas;
Evitar entrar no mar logo após se alimentar;
Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água;
Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;
Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;
Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, previne-se acidentes com pranchas.
G1/RF Itaperuna,o site do povo